You are currently viewing Ciências da Natureza – Boa visão e boa audição, quem não quer?

Ciências da Natureza – Boa visão e boa audição, quem não quer?

Você sabe o que são órgãos dos sentidos?

Você sabe como esses órgãos são importantes e quais os cuidados que precisamos ter com eles?

Que tal se informar mais sobre o assunto e perceber o que acontece quando eles não são bem cuidados?

Para entender a importância de manter a saúde dos nossos órgãos do sentido, precisamos entender o que eles são e como funcionam.

Quer aprender?

Então assista o vídeo abaixo…

Que São Os Cinco Sentidos? | Vídeos Educativos para Crianças
Canal: Aula365 – Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zSrXPZ2FY8s

Agora você sabe o que esses órgãos são e quais são eles, observe as imagens abaixo, referentes a dois importantes órgãos do sentido.


Cuidados com a visão das crianças: os impactos da leitura em ambiente digital
Site: Blog Elefante Letrado
Fonte: http://blog.elefanteletrado.com.br/cuidados-com-a-visao-das-criancas/

Os órgãos do sentido são importantes para captarmos estímulos do ambiente em que vivemos. Caso não sejam cuidados adequadamente, eles podem causar problemas à nossa saúde e perdemos conexão com o ambiente que nos cercam.

1. Após assistir ao vídeo acima e observar as figuras, responda o que se pede:

a) Como o sistema nervoso interagem com os órgãos do sentido para que possamos perceber o mundo que nos rodeia?

b) Explique o que são as “redes de conhecimento” que o vídeo cita.

c) Como podemos resolver o problema de captar sensações que os órgãos humanos não são capazes de captar?

d) Os morcegos se orientam no escuro por um mecanismo chamado “ecolocalização” ou “sonar dos morcegos”. Estes animais emitem gritos, que consistem em ondas de altas frequências, inaudíveis pelo homem, emitidos pela boca ou pelas narinas. Como o “sonar dos morcegos” os ajudam a voar no escuro?

2. Observando as imagens acima, responda:

a) De quais órgãos do sentido cada uma das imagens trata?

Leia o texto abaixo que o ajudará a responder o item “b” desta atividade.

CUIDADOS COM OS OLHOS
Os olhos são as estruturas responsáveis pela nossa visão, sendo, portanto, bastante importantes para nosso organismo. Normalmente percebemos que algo não vai bem com nossos olhos quando sentimos dor ou quando eles estão avermelhados. Entretanto, esses sinais mostram que esses importantes órgãos já sofreram muitos danos.
Apesar de entendermos a importância dos olhos, muitas pessoas não possuem o devido cuidado com esse importante órgão. A seguir vamos conhecer alguns cuidados que devemos ter em relação a essas estruturas.
O uso de computadores, smartphones e televisões está cada vez mais frequente e, com isso, deixamos nossos olhos focados em um aparelho por muito tempo. Essa atitude pode desencadear dores de cabeça e fadiga ocular, sendo necessário tomar cuidado com essas ações.
É fundamental fazer pausas durante o dia, não deixando os olhos focados por muito tempo. O ideal é deixar os olhos recuperarem-se. Especialistas recomendam que, de tempos em tempos, a pessoa olhe para o horizonte sem focar sua visão. A recomendação é simples e deve ser feita por pelo menos cinco minutos diários.
Piscar também é importante, pois lubrifica os olhos. Sendo assim, ao ficar muito tempo focado em uma atividade, lembre-se de piscar para que as impurezas sejam retiradas e seu olho funcione melhor.
Outra dica importante é sempre lavar as mãos para mexer nos olhos, pois as mãos sujas podem desencadear infecções. Além disso, ao cair partículas estranhas, é fundamental não coçar o olho; caso seja necessário, procure um oftalmologista.
Cosméticos também merecem atenção. Nunca devem ser usados produtos vencidos, e cremes para a região dos olhos devem ser aplicados com cuidado e não muito próximo das córneas. Lembre-se também de sempre retirar os excessos de maquiagem no final do dia.
Apesar de não parecer, uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos também estão relacionados com olhos saudáveis. Entretanto, é importante atenção caso os exercícios sejam realizados ao ar livre, sendo fundamental proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol utilizando óculos escuros quando a incidência solar estiver alta.
Outro ponto importante é procurar sempre um oftalmologista para consultas periódicas. Um check-up preventivo pode ajudar a descobrir doenças precocemente e evitar que o problema se agrave.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/cuidados-com-os-olhos.htm.

b) Escreva um pequeno parágrafo identificando como as situações apresentadas nas imagens acima podem prejudicar os órgãos do sentido listados no item anterior.


PARA SABER MAIS

Como funciona a visão? – O Olho – Os sentidos para crianças
Canal: Smile and Learn – Português
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=cKt5AuZ1zfk

Audição e Saúde – CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA
Canal: Carolina Caribé
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=87IvFuncLv8

Saúde Auditiva
Canal: UFF
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=4MJx6dcCBE8

POLUIÇÃO SONORA
Site: Escola Kids
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/poluicao-sonora.htm

OBJETO DE CONHECIMENTO: HABILIDADES:
Cuidados com os órgãos da audição e visão.(EF03CI03-B/C) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Educação Ambiental e Saúde – Ciências da Natureza – Agrupamento E

Proponentes: Daniella Galiza – Gerência de Projetos/DIRPED SME

Curadoria: Gislene Azevedo GEREFU/DIRPED