You are currently viewing Geografia – A paisagem da cidade muda?

Geografia – A paisagem da cidade muda?

Fonte: Youtube, “As paisagens da cidade modificam – EF – Experiências e Curiosidades – Turma D” do canal Portal Conexão Escola

Oieee! Tudo bem? Você sabia que a paisagem da cidade muda ao longo dos anos? Quer ver como isso acontece? Então, preste atenção na atividade de hoje.

Olhe as imagens abaixo. Elas são fotografias da cidade em que moramos: Goiânia.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-x7gEKCA8aGk/UJQK1o9h9dI/AAAAAAAAAB4/1YD2dRFKVxw/s1600/comparativo_cruzamento_av_paranaiba_com_av_goias.jpg

 Você sabia que as três imagens são fotografias da mesma rua? Sim, são fotos do cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Paranaíba, no centro da cidade. São fotografias do mesmo espaço, mas em anos diferentes. Com o tempo, várias mudanças nesse espaço foram registradas.

Identifique nas fotos o ano em que elas foram tiradas.

Agora responda:

Qual é a foto mais antiga? Como você descobriu isso? O que você vê na segunda imagem que não tem na primeira?

A partir da construção da cidade de Goiânia, você observou as mudanças que ocorreram na paisagem do cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Paranaíba. E atualmente, como será que está a paisagem dessas ruas?

Além das fotografias, a imagem de satélite é outra forma de registrar as alterações da paisagem.

Clique no link abaixo e acesse o GOOGLE MAPS no celular ou no computador. Digite “Avenida Goiás esquina com Avenida Paranaíba”, selecione a opção “Tipo de Mapa: satélite”. Assim, você tem a visão do local, por satélite, como na foto a seguir:

https://www.google.com/maps/search/Avenida+Goiás+esquina+com+a+Avenida+Paranaíba+goiania/@-16.6707312,-49.2597001,115m/data=!3m1!1e3

Fonte: Google Maps. Foto registrada dia 13/05/2020.

Agora, represente em seu caderno, em forma de desenhos, tudo o que você viu na imagem de satélite. Situe também o nome das ruas e alguns comércios do local.

Para saber mais:

https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm Fonte: “Paisagem” – Site: EscolaKids

https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-espaco-geografico.htm Fonte: “O que é espaço geográfico?” – Site: EscolaKids


OBJETO DE CONHECIMENTO: 
Mapas e imagens de satélite: Transformações das paisagens 
HABILIDADES:
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite.

(“Eixo temático”) Experiências e Curiosidades | E  – 5º ano