You are currently viewing Construções corporais nas artes cênicas

Construções corporais nas artes cênicas

Esta atividade objetiva despertar no educando a compreensão dos outros por meio da expressão de seus sentimentos. Com essa atividade o educando irá perceber particularidades do outro nas falas, movimentos e ornamentos, com isso refletir sobre si ao interpretá-los.  


Atividade 1

Assista ao vídeo abaixo “Processos de Criação de uma Peça Teatral”. Ah, se puder, convide sua família para assistir e aprender com você. 


Atividade 2

Escolha em sua família ou vizinhança alguma pessoa muito comunicativa, cheia expressividade, engraçada ou raivosa que sempre lhe conta histórias. Ao escolher esta pessoa, ela agora será sua personagem, procure lembrar das histórias que ela sempre lhe conta. Ao relembrar as histórias, escolha a mais teatral, aquela que você acredita que seja invenção ou aquela mais sofrida, dramática, em que vocês choraram juntos, e a escreva em seu caderno.


Atividade 3

Após a escrita do seu texto, do seu monólogo, acesse o link abaixo e leia o artigo “Como escrever um Monólogo”. Ao concluir a leitura, volte ao texto que você escreveu e acerte os detalhes, se for necessário, destaque o que você entende que faz relação com o teatro.

https://pt.strephonsays.com/how-to-write-a-monologue


Atividade 4

Agora, vamos caracterizar seu personagem? 

Vá aos guarda-roupas de sua casa e escolha uma roupa que mais se aproxima do modo como seu personagem veste, será o seu figurino. Vista-o e se posicione em um canto especial de sua casa, será o seu cenário. Improvise gestos, expressões faciais enquanto algum familiar fotografa sua performance. 

Por fim, se desejar, escolha as melhores cenas e poste-as em suas redes sociais, socializando suas aprendizagens sobre processos criativos no teatro.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação FísicaConhecer diferentes modalidades esportivas.


EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Corpo, Expressão e Movimento