You are currently viewing Língua Portuguesa: Distinguindo fatos de opiniões em textos informativos

Língua Portuguesa: Distinguindo fatos de opiniões em textos informativos

Esta atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

O Fato é decorrente da ação do homem, como uma pesquisa realizada pelos recenseadores do IBGE; ou de um fenômeno da natureza, como por exemplo uma tempestade. O fato é algo inquestionável, real, uma verdade.

A Opinião é a maneira de pensar, um ponto de vista ou julgamento sobre determinado assunto relacionado às  questões sociais, políticas, religiosas, entre outras.

Vamos responder algumas questões?

Fonte: https://www.redeplastico.com.br/ – – acessado em 17/08/2022

Questão 1

“Você tem o direito à sua opinião, mas não aos seus próprios fatos”. Você concorda com as afirmação do senador americano Daniel Patrick Moynihan? Por quê?

Questão 2

Para realizar esta questão de leitura de imagem visual, convide um amigo ou alguém de sua família. Vocês irão apreciar a imagem e responder as perguntas que estão no quadro logo abaixo. Será que vocês terão as mesmas opiniões?

Fonte: imagem Canva Fotos
Fonte: imagem feita a partir do Canva Elementos

Questão 3

As frases abaixo apresentam FATO e OPINIÃO. Separe cada uma delas, indicando qual é o fato e qual é a opinião: 

  • De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a pandemia deve causar um aumento entre 15% e 25% do lixo nas residências do país.
  • Na minha opinião poderíamos pensar em nossos atos e ver as consequências deles. e informamos nossos amigos, colegas e parentes da nossa situação e melhorar nossos atos, e mudarmos o nosso mundo para melhor.
  • 1 milhão de novos empregos podem ser gerados no mundo até 2040 investindo em Economia Circular.
FATOOPINIÃO

QUESTÃO 4

 Escreva uma opinião sobre cada imagem.

Fonte: imagem feita a partir do Canva Fotos
Fonte: imagem feita a partir do Canva Fotos

Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 9) para impressão ) clicando aqui:  ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing


Saiba mais

No vídeo a seguir você poderá relembrar o que é um fato e o que é uma opinião.

Fonte: disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LeUFQJyXpRY
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0416) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EAJAHI0215) Conceituar sustentabilidade e identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho na comunidade e pelos interesses políticos e econômicos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://conteudo.jornaljoca.com.br/educacao-midiatica-materiais – acessado em 16/08/2022
https://www.wwf.org.br/participe/porque_participar/sustentabilidade/ – acessado em 17/08/2022
https://www.jornaljoca.com.br/pandemia-deve-aumentar-a-producao-de-lixo-plastico/ – – acessado em 17/08/2022
https://www.redeplastico.com.br/ – acessado em 17/08/2022