You are currently viewing Língua Portuguesa, Ciências e Geografia – O lixo nosso de cada dia

Língua Portuguesa, Ciências e Geografia – O lixo nosso de cada dia

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? 

O LIXO É CONSIDERADO UM DOS MAIORES PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO TODO. POR ESSE MOTIVO, ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS E O SEU SIGNIFICADO É IMPORTANTE. O LIXO É UMA CRIAÇÃO HUMANA, OU SEJA, NÃO PROVÉM DA NATUREZA, POIS NÃO POSSUI PROPRIEDADES DE RENOVAÇÃO E RECONSTRUÇÃO.

A PRODUÇÃO DE LIXO ESTÁ AUMENTANDO A CADA ANO E AS CONSEQUÊNCIAS DESSE PROCESSO SÃO DESASTROSAS. A DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS PODE DESENCADEAR A PROLIFERAÇÃO DE INSETOS, TRANSMISSÃO DE DOENÇAS, FORTE ODOR PROVOCADO PELO CHORUME, ENTUPIMENTO DE BUEIROS E DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA, HÍDRICA, DO SOLO E VISUAL). 

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O LIXO E ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER.

ATIVIDADE 1

LEIA O POEMA DE MANUEL BANDEIRA “O BICHO”:

O BICHO

VI ONTEM UM BICHONA IMUNDICE DO PÁTIOCATANDO COMIDA ENTRE OS DETRITOS.QUANDO ACHAVA ALGUMA COISA;NÃO EXAMINAVA NEM CHEIRAVA:ENGOLIA COM VORACIDADE.
O BICHO NÃO ERA UM CÃO,NÃO ERA UM GATO,NÃO ERA UM RATO.O BICHO, MEU DEUS, ERA UM HOMEM.
MANUEL BANDEIRA.

RIO, 27 DE DEZEMBRO DE 1947
<https://www.objetivo.br/arquivos/desafio/fundamental2/Resolucao_Desafio_8ano_Fund2_Portugues_190915.pdf> acesso em 30, nov. de 2021.

1 – QUAL ASSUNTO TRATADO NO POEMA?

A) (   ) A IMUNDICE DE UM PÁTIO.

B) (   ) UM BICHO FAMINTO.

C) (   ) A COMIDA QUE AS PESSOAS JOGAM FORA.

D) (   ) A TRISTE SITUAÇÃO DE UM HOMEM

2 – ESTE POEMA SERVE PARA:

A) (   ) DISTRAIR.

B) (   ) INFORMAR SOBRE UM ACONTECIMENTO.

C) (   ) PARTILHAR UM SENTIMENTO.

D) (   ) INFORMAR SOBRE A VIDA DE UM HOMEM.

3 – ESSE POEMA APRESENTA:

A) (   ) FATO.

B) (   ) OPINIÃO.

C) (   ) DESCRIÇÃO.

4 – A INTENÇÃO DO AUTOR AO USAR A PALAVRA “BICHO” PARECE QUE:

A) (   ) PROCUROU CHAMAR A NOSSA ATENÇÃO PARA ANIMAIS DO LIXO.                

B) (   ) A HISTÓRIA É MESMO SOBRE UM LIXO.

C) (   ) O HOMEM SE VIU REDUZIDO A CONDIÇÃO DE ANIMAL.

D) (   ) O HOMEM DEVE SER TRATADO COMO ANIMAL.

5 – O QUE MOTIVOU O BICHO A CATAR RESTOS FOI:

A) (   ) A PRÓPRIA FOME.

B) (   ) A IMUNDICE DO PÁTIO.

C) (   ) O CHEIRO DA COMIDA.

D) (   ) A AMIZADE PELO CÃO.

ATIVIDADE 2

OBSERVE A CHARGE:

Disponível em:<http://www.arionaurocartuns.com.br/2021/11/charge-lixo-na-rua.html> acesso em 30, nov. de 2021.

O PROBLEMA ABORDADO NA CHARGE TEM RELAÇÃO COM O QUE ACONTECE NA SUA CIDADE, BAIRRO E/OU RUA? QUAIS ATITUDES PODEM SER FEITAS PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO? 

ATIVIDADE 3

PERCEBEMOS NA CHARGE APRESENTADA NO EXERCÍCIO ANTERIOR, A PRESENÇA DO OUTDOOR QUE É UM GÊNERO TEXTUAL, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM. SÃO COLOCADOS EM LOCAIS POR ONDE PASSAM MUITAS PESSOAS, PARA QUE SEJAM VISTOS. SÃO USADOS PARA INSTRUIR, PERSUADIR E INFORMAR. ALÉM DISSO, SERVEM AINDA PARA CONVENCER, CONSCIENTIZAR OU SENSIBILIZAR O LEITOR. ENTRE AS SUAS CARACTERÍSTICAS, ESTÁ: DIVULGAR ALGUÉM, ALGUM EVENTO OU ALGUMA COISA. 

Disponível em:<https://www.ecosoli.com.br/blog/refletor-solar-em-outdoor-conheca-as-vantagens-desse-investimento> acesso em 30, nov. de 2021.

AGORA É COM VOCÊ, PRODUZA UMA MENSAGEM CONSCIENTIZANDO A POPULAÇÃO SOBRE AS ATITUDES QUE DEVEM TER PARA PRESERVAR O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS. FAÇA SEU PRÓPRIO OUTDOOR!

ATIVIDADE 4

COSTUMAMOS PENSAR QUE LIXO É O QUE NÃO SERVE MAIS PARA NADA, MAS OLHE EM SUA LIXEIRA: OS PAPÉIS PODEM SER SEPARADOS E ENVIADOS PARA A RECICLAGEM, TRANSFORMANDO-SE EM PAPÉIS NOVOS, O MESMO PODE ACONTECER COM LATAS, VIDROS E PLÁSTICOS, MESMO RESTOS DE COMIDA (ORGÂNICOS) PODEM SER TRANSFORMADOS EM ADUBO PARA PLANTAS. O LIXO PODE SER LEVADO PARA:

LIXÃO: É UM DEPÓSITO DE LIXO A CÉU ABERTO.ATERRO SANITÁRIO: O LIXO VAI SENDO COBERTO POR CAMADAS DE TERRA.INCINERAÇÃO: É A QUEIMA DO LIXO, DENTRO DE INCINERADORES.COMPOSTAGEM: É A TRANSFORMAÇÃO DA PARTE ORGÂNICA (QUE APODRECE) DOLIXO EM ADUBO.RECICLAGEM: É A TRANSFORMAÇÃO DO LIXO EM NOVOS PRODUTOS, MAS PRIMEIROTEM QUE SER SEPARADO.

A COLETA SELETIVA É UM MECANISMO DE RECOLHA DOS RESÍDUOS, OS QUAIS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUA ORIGEM E DEPOSITADOS EM CONTENTORES INDICADOS POR CORES. A COLETA SELETIVA REPRESENTA A MANEIRA ECOLÓGICA MAIS ADEQUADA PARA O DESCARTE DE LIXO. A INTENÇÃO É SEPARAR TODOS OS RESÍDUOS, UTILIZANDO-OS NA RECICLAGEM. TODOS OS CIDADÃOS PODEM COLABORAR COM A SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS. SEPARE OS RESÍDUOS ABAIXO NO LOCAL CORRETO:

RESÍDUOS:                                              

– PAPÉIS E PAPELÕES                                

– VIDROS

– PLÁSTICOS

– METAIS

Disponível em:<https://www.albev.com.br/service/view/1> acesso em 30, nov. de 2021.
VERMELHOVERDEAMARELO

AZUL

RELEMBRANDO!

  • O LIXO É CONSIDERADO UM DOS MAIORES PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO TODO. POR ESSE MOTIVO, ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS E O SEU SIGNIFICADO É IMPORTANTE. 
  • O LIXO É UMA CRIAÇÃO HUMANA, OU SEJA, NÃO PROVÉM DA NATUREZA, POIS NÃO POSSUI PROPRIEDADES DE RENOVAÇÃO E RECONSTRUÇÃO.
  • A PRODUÇÃO DE LIXO ESTÁ AUMENTANDO A CADA ANO E AS CONSEQUÊNCIAS DESSE PROCESSO SÃO DESASTROSAS. 
  • A DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS PODE DESENCADEAR A PROLIFERAÇÃO DE INSETOS, TRANSMISSÃO DE DOENÇAS, FORTE ODOR PROVOCADO PELO CHORUME, ENTUPIMENTO DE BUEIROS E DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA, HÍDRICA, DO SOLO E VISUAL). 
  • OUTDOOR QUE É UM GÊNERO TEXTUAL, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM. SÃO COLOCADOS EM LOCAIS POR ONDE PASSAM MUITAS PESSOAS, PARA QUE SEJAM VISTOS. 
  • SÃO USADOS PARA INSTRUIR, PERSUADIR E INFORMAR. ALÉM DISSO, SERVEM AINDA PARA CONVENCER, CONSCIENTIZAR OU SENSIBILIZAR O LEITOR. ENTRE AS SUAS CARACTERÍSTICAS, ESTÁ: DIVULGAR ALGUÉM, ALGUM EVENTO OU ALGUMA COISA. 
  • A COLETA SELETIVA É UM MECANISMO DE RECOLHA DOS RESÍDUOS, OS QUAIS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUA ORIGEM E DEPOSITADOS EM CONTENTORES INDICADOS POR CORES. A COLETA SELETIVA REPRESENTA A MANEIRA ECOLÓGICA MAIS ADEQUADA PARA O DESCARTE DE LIXO. 
  • A INTENÇÃO É SEPARAR TODOS OS RESÍDUOS, UTILIZANDO-OS NA RECICLAGEM. TODOS OS CIDADÃOS PODEM COLABORAR COM A SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS.

EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0136) Ler e compreender gêneros do campo da vida  pública visando à apropriação da escrita alfabética. 
(EAJALP0169) Produzir textos com diferentes intenções e que  circulam no campo da vida pública. 
(EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano  e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva. 
(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da  observação e descrição das características de seus lugares de vivência  relacionadas aos fenômenos da natureza.
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento