– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?
O LIXO É CONSIDERADO UM DOS MAIORES PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO TODO. POR ESSE MOTIVO, ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS E O SEU SIGNIFICADO É IMPORTANTE. O LIXO É UMA CRIAÇÃO HUMANA, OU SEJA, NÃO PROVÉM DA NATUREZA, POIS NÃO POSSUI PROPRIEDADES DE RENOVAÇÃO E RECONSTRUÇÃO.
A PRODUÇÃO DE LIXO ESTÁ AUMENTANDO A CADA ANO E AS CONSEQUÊNCIAS DESSE PROCESSO SÃO DESASTROSAS. A DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS PODE DESENCADEAR A PROLIFERAÇÃO DE INSETOS, TRANSMISSÃO DE DOENÇAS, FORTE ODOR PROVOCADO PELO CHORUME, ENTUPIMENTO DE BUEIROS E DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA, HÍDRICA, DO SOLO E VISUAL).
NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O LIXO E ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER.
ATIVIDADE 1
LEIA O POEMA DE MANUEL BANDEIRA “O BICHO”:
O BICHO VI ONTEM UM BICHONA IMUNDICE DO PÁTIOCATANDO COMIDA ENTRE OS DETRITOS.QUANDO ACHAVA ALGUMA COISA;NÃO EXAMINAVA NEM CHEIRAVA:ENGOLIA COM VORACIDADE. O BICHO NÃO ERA UM CÃO,NÃO ERA UM GATO,NÃO ERA UM RATO.O BICHO, MEU DEUS, ERA UM HOMEM. MANUEL BANDEIRA. RIO, 27 DE DEZEMBRO DE 1947 |
1 – QUAL ASSUNTO TRATADO NO POEMA?
A) ( ) A IMUNDICE DE UM PÁTIO.
B) ( ) UM BICHO FAMINTO.
C) ( ) A COMIDA QUE AS PESSOAS JOGAM FORA.
D) ( ) A TRISTE SITUAÇÃO DE UM HOMEM
2 – ESTE POEMA SERVE PARA:
A) ( ) DISTRAIR.
B) ( ) INFORMAR SOBRE UM ACONTECIMENTO.
C) ( ) PARTILHAR UM SENTIMENTO.
D) ( ) INFORMAR SOBRE A VIDA DE UM HOMEM.
3 – ESSE POEMA APRESENTA:
A) ( ) FATO.
B) ( ) OPINIÃO.
C) ( ) DESCRIÇÃO.
4 – A INTENÇÃO DO AUTOR AO USAR A PALAVRA “BICHO” PARECE QUE:
A) ( ) PROCUROU CHAMAR A NOSSA ATENÇÃO PARA ANIMAIS DO LIXO.
B) ( ) A HISTÓRIA É MESMO SOBRE UM LIXO.
C) ( ) O HOMEM SE VIU REDUZIDO A CONDIÇÃO DE ANIMAL.
D) ( ) O HOMEM DEVE SER TRATADO COMO ANIMAL.
5 – O QUE MOTIVOU O BICHO A CATAR RESTOS FOI:
A) ( ) A PRÓPRIA FOME.
B) ( ) A IMUNDICE DO PÁTIO.
C) ( ) O CHEIRO DA COMIDA.
D) ( ) A AMIZADE PELO CÃO.
ATIVIDADE 2
OBSERVE A CHARGE:
O PROBLEMA ABORDADO NA CHARGE TEM RELAÇÃO COM O QUE ACONTECE NA SUA CIDADE, BAIRRO E/OU RUA? QUAIS ATITUDES PODEM SER FEITAS PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO?
ATIVIDADE 3
PERCEBEMOS NA CHARGE APRESENTADA NO EXERCÍCIO ANTERIOR, A PRESENÇA DO OUTDOOR QUE É UM GÊNERO TEXTUAL, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM. SÃO COLOCADOS EM LOCAIS POR ONDE PASSAM MUITAS PESSOAS, PARA QUE SEJAM VISTOS. SÃO USADOS PARA INSTRUIR, PERSUADIR E INFORMAR. ALÉM DISSO, SERVEM AINDA PARA CONVENCER, CONSCIENTIZAR OU SENSIBILIZAR O LEITOR. ENTRE AS SUAS CARACTERÍSTICAS, ESTÁ: DIVULGAR ALGUÉM, ALGUM EVENTO OU ALGUMA COISA.
AGORA É COM VOCÊ, PRODUZA UMA MENSAGEM CONSCIENTIZANDO A POPULAÇÃO SOBRE AS ATITUDES QUE DEVEM TER PARA PRESERVAR O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS. FAÇA SEU PRÓPRIO OUTDOOR!
ATIVIDADE 4
COSTUMAMOS PENSAR QUE LIXO É O QUE NÃO SERVE MAIS PARA NADA, MAS OLHE EM SUA LIXEIRA: OS PAPÉIS PODEM SER SEPARADOS E ENVIADOS PARA A RECICLAGEM, TRANSFORMANDO-SE EM PAPÉIS NOVOS, O MESMO PODE ACONTECER COM LATAS, VIDROS E PLÁSTICOS, MESMO RESTOS DE COMIDA (ORGÂNICOS) PODEM SER TRANSFORMADOS EM ADUBO PARA PLANTAS. O LIXO PODE SER LEVADO PARA:
LIXÃO: É UM DEPÓSITO DE LIXO A CÉU ABERTO.ATERRO SANITÁRIO: O LIXO VAI SENDO COBERTO POR CAMADAS DE TERRA.INCINERAÇÃO: É A QUEIMA DO LIXO, DENTRO DE INCINERADORES.COMPOSTAGEM: É A TRANSFORMAÇÃO DA PARTE ORGÂNICA (QUE APODRECE) DOLIXO EM ADUBO.RECICLAGEM: É A TRANSFORMAÇÃO DO LIXO EM NOVOS PRODUTOS, MAS PRIMEIROTEM QUE SER SEPARADO. |
A COLETA SELETIVA É UM MECANISMO DE RECOLHA DOS RESÍDUOS, OS QUAIS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUA ORIGEM E DEPOSITADOS EM CONTENTORES INDICADOS POR CORES. A COLETA SELETIVA REPRESENTA A MANEIRA ECOLÓGICA MAIS ADEQUADA PARA O DESCARTE DE LIXO. A INTENÇÃO É SEPARAR TODOS OS RESÍDUOS, UTILIZANDO-OS NA RECICLAGEM. TODOS OS CIDADÃOS PODEM COLABORAR COM A SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS. SEPARE OS RESÍDUOS ABAIXO NO LOCAL CORRETO:
RESÍDUOS:
– PAPÉIS E PAPELÕES
– VIDROS
– PLÁSTICOS
– METAIS
VERMELHO | VERDE | AMARELO | AZUL |
RELEMBRANDO!
- O LIXO É CONSIDERADO UM DOS MAIORES PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO TODO. POR ESSE MOTIVO, ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS E O SEU SIGNIFICADO É IMPORTANTE.
- O LIXO É UMA CRIAÇÃO HUMANA, OU SEJA, NÃO PROVÉM DA NATUREZA, POIS NÃO POSSUI PROPRIEDADES DE RENOVAÇÃO E RECONSTRUÇÃO.
- A PRODUÇÃO DE LIXO ESTÁ AUMENTANDO A CADA ANO E AS CONSEQUÊNCIAS DESSE PROCESSO SÃO DESASTROSAS.
- A DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS PODE DESENCADEAR A PROLIFERAÇÃO DE INSETOS, TRANSMISSÃO DE DOENÇAS, FORTE ODOR PROVOCADO PELO CHORUME, ENTUPIMENTO DE BUEIROS E DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA, HÍDRICA, DO SOLO E VISUAL).
- OUTDOOR QUE É UM GÊNERO TEXTUAL, COM O OBJETIVO DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM. SÃO COLOCADOS EM LOCAIS POR ONDE PASSAM MUITAS PESSOAS, PARA QUE SEJAM VISTOS.
- SÃO USADOS PARA INSTRUIR, PERSUADIR E INFORMAR. ALÉM DISSO, SERVEM AINDA PARA CONVENCER, CONSCIENTIZAR OU SENSIBILIZAR O LEITOR. ENTRE AS SUAS CARACTERÍSTICAS, ESTÁ: DIVULGAR ALGUÉM, ALGUM EVENTO OU ALGUMA COISA.
- A COLETA SELETIVA É UM MECANISMO DE RECOLHA DOS RESÍDUOS, OS QUAIS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM SUA ORIGEM E DEPOSITADOS EM CONTENTORES INDICADOS POR CORES. A COLETA SELETIVA REPRESENTA A MANEIRA ECOLÓGICA MAIS ADEQUADA PARA O DESCARTE DE LIXO.
- A INTENÇÃO É SEPARAR TODOS OS RESÍDUOS, UTILIZANDO-OS NA RECICLAGEM. TODOS OS CIDADÃOS PODEM COLABORAR COM A SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS.
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0136) Ler e compreender gêneros do campo da vida pública visando à apropriação da escrita alfabética. (EAJALP0169) Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública. (EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva. (EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza. |
Referências: | Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento |