You are currently viewing Educação Física – Jogos Populares

Educação Física – Jogos Populares

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA. SÃO CONHECIMENTOS PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E QUE REPRESENTAM OS VALORES E A CULTURA DE UM POVO. ELES PODEM SER JOGADOS MANTENDO AS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, OU SE TRANSFORMAR E AJUSTAR AO LONGO DO TEMPO, MAS SEMPRE COM MUITO PRAZER.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?


QUESTÃO 1

KISHIMOTO (2009) INFORMA QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DE NOSSA CULTURA E DEVEM SER DIFUNDIDOS E NUNCA ESQUECIDOS. ELES TÊM A MISSÃO DE TRANSMITIR A CULTURA INFANTIL E O PODER DE ATUAR NO SUBCONSCIENTE DOS ADULTOS, PRINCIPALMENTE, CONTRIBUINDO PARA LEMBRANÇAS DO PASSADO, NA MAIORIA DAS VEZES, PRAZEROSAS. DOS JOGOS A SEGUIR, QUAL NÃO É CONSIDERADO POPULAR:

A) BET

B) FINCA

C) FUTEBOL

D) BOLINHA DE GUDE

QUESTÃO 2

IDENTIFIQUE AS ALTERNATIVAS FALSAS E JUSTIFIQUE-AS.

A) OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.

B) NOS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES AS REGRAS SÃO FIXAS. ELAS NÃO PODEM SER MODIFICADAS, SENDO QUE O GRUPO QUE ESTÁ JOGANDO DEVE SEGUI-LAS RIGOROSAMENTE.

C) OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES EXIGEM MATERIAIS E ESPAÇOS ESPECÍFICOS PARA VIVENCIÁ-LOS.

D) OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES PODEM SER PRATICADOS POR TODOS.

QUESTÃO 3

LEIA A CARTA ABAIXO:

VOCÊ TEM ALGUM JOGO QUE ERA TRADICIONAL NA SUA FAMÍLIA? QUE TAL RESGATÁ-LO E MANTER A TRADIÇÃO VIVA? ESCREVA UMA CARTA PARA SEUS FILHOS OU NETOS FALANDO SOBRE ESSE JOGO, ASSIM COMO A CARTA ACIMA. DESSA MANEIRA, ELES PODERÃO SE SENTIR MAIS LIGADOS AOS SEUS DESCENDENTES.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-1a-e-2a-series/


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS POPULARES, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Jogos e brincadeiras da cultura popular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ggg_PkPBug0

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física (EAJAEF0102) Reconhecer os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo.
História(EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
KISHIMOTO, M. T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
INSTITUTO SOUZA CRUZ. Identidade Social. Disponível em: https://www.institutosouzacruz.org.br/groupms/sites/INS_8BFK5Y.nsf/vwPagesWebLive/DO8KSKDB?opendocument#:~:text=%C3%89%20a%20efetiva%20inser%C3%A7%C3%A3o%20das,e%20as%20identidades%20de%20classe. Acesso em 04 de agosto de 2022.