Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Página inicial > Notícias > Educação Municipal busca parcerias para aprimorar robótica educacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Educação Municipal busca parcerias para aprimorar robótica educacional

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia que oportuniza ensino da robótica para alunos da rede municipal concluiu hoje formação com o núcleo Pequi Mecânico da UFG

  • Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h25
  • Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h25

reuniao pequi mecanicoProfissionais da Educação que atuam na área de robótica educacional nas escolas da rede municipal de Goiânia encerraram hoje, 19, capacitação voltada para técnicas de concepção, construção e utilização de robôs. O curso busca qualificar o processo de ampliação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia. 

Desenvolvida pelo Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, da Universidade Federal de Goiás (UFG), a formação, que recebe o nome 'Pequiduíno', compreendeu três encontros e teve 20 participantes da SME. “O Núcleo de Tecnologia Educacional já vem desenvolvendo um trabalho há cerca de dois anos com o Projeto Educação Digital. Temos quatro escolas polos e queremos ampliar para outras escolas para crianças com idade entre 12 e 14 anos. Por isso, estamos finalizando essa capacitação. Hoje, a robótica é uma área de conhecimento muito grande e ampla, que pode contribuir muito para o ensino”, ressaltou Mateus Giacomet, integrante do NTE. 

O secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, parabenizou a equipe pelo empenho no curso e afirmou que o conhecimento tecnológico é fundamental para a formação inicial das crianças, visto que a iniciação científica é uma lacuna que precisa ser preenchida. “A universidade é um exemplo, um espelho para os alunos da rede municipal. Quero enaltecer o trabalho de todos os envolvidos para que essa parceria acontecesse. Certamente nossas escolas ganharão muito com esses parceiros”, pontuou.

Para o chefe de gabinete da Sedetc e professor da UFG, Celso Camilo, o curso teve bons resultados. “Esses profissionais serão multiplicadores de conhecimento nas unidades educacionais do Município. O trabalho dos alunos do Pequi Mecânico, realizado voluntariamente, tem sido fundamental. Agora, vamos seguir para o trabalho nas escolas”, explicou.

Para o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a união da Prefeitura com a UFG é uma oportunidade de ampliar conhecimentos para os alunos, professores, e crianças da rede municipal. “A Universidade está aqui a serviço dos goianos, da sociedade. E quando as pessoas descobrem o que nós podemos oferecer, para nós é uma satisfação enorme. Penso que é com ações como essa que vamos desenvolver o gosto das crianças pela Ciência e pela Tecnologia e isso é vital para o futuro do nosso país”, concluiu.

Lívia Máximo e Roseneide Ramalho da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Eulices Maria

registrado em:
Fim do conteúdo da página