You are currently viewing Variações Linguísticas na Língua Inglesa: o que são?

Variações Linguísticas na Língua Inglesa: o que são?

Olá, tudo bem? A língua que você fala é considerada como viva, porque sofre constantes alterações o tempo todo. Novas palavras são criadas e outras são emprestadas de outras línguas, não é mesmo? Há também aquelas palavras que são diferentes em regiões variadas do nosso país, como mexerica e bergamota, mandioca e macaxeira, entre outras. 

E, além de todas essas diferenças, há sotaques que variam de uma região para outra. É muito fácil reconhecer uma pessoa quem vem do Nordeste, certo? Mas já aquelas que são de Minas Gerais falam com o sotaque muito parecido com o nosso. Todos esses fenômenos que você acabou de recordar, também estão presentes na língua inglesa. 

Mas as variações linguísticas do inglês são muito mais acentuadas por se tratar de uma língua falada em quase todo o mundo. Vamos entender esse assunto um pouco melhor? 

Há vários países que têm o inglês como língua oficial ou como segunda língua. Isso faz com que essa língua passe por contínuas transformações, vindas de diferentes partes do mundo. Porém, as variações mais conhecidas no inglês são aquelas entre o inglês americano e o inglês britânico. Leia a matéria “A LÍNGUA INGLESA E SEUS DIFERENTES SOTAQUES” do blog Da Auding Idiomas publicado em 29 de julho de 2016 clicando no link abaixo para compreender mais.

Viu como as variações do inglês americano e do inglês britânico vão além dos sotaques? Há muitas palavras que são escritas totalmente diferentes e outras que são parecidas, mas têm outros significados.

Veja o vídeo “11 coisas de casa – Inglês Americano x Inglês Britânico”  do canal Two for One English publicado em 12/10/2017 que explica um pouco mais sobre essas variações linguísticas.

Agora, assista os trailers a seguir e tente identificar se o inglês que está sendo falado é o britânico ou o americano:

Trailer 1: https://www.youtube.com/watch?v=Kg0WMSSrmlI

Trailer 2: https://www.youtube.com/watch?v=iWNQrZrz4Qc

Trailer 3: https://www.youtube.com/watch?v=Nq5wKa0ihmM

Trailer 4: https://www.youtube.com/watch?v=pVVvtcX6tds

Trailer 5: https://www.youtube.com/watch?v=VBtuhyFddnk

Trailer 6: https://www.youtube.com/watch?v=Gw68xhKn1Vw

E aí? Conseguiu identificar? Confira suas resposta a seguir:

Respostas: 

1. Britânico 

2. Americano 

3. Britânico

4. Britânico

5. Americano 

6. Americano

Visite os links abaixo para entender mais sobre esse assunto.

SAIBA MAIS:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/variedades-linguisticas-2-o-ingles-britanico-e-o-americano.htm

https://www.youtube.com/watch?v=T4P-g6Q9D78 (YouTube, Canal Rei das Línguas)




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Experiências e Curiosidades.

OBJETO DE CONHECIMENTO – Língua Inglesa: 
Variação linguística: diferentes modos de falar e escrever
HABILIDADES:
(EF07LI22-A) Explorar os diferentes modos de falar/escrever textos em língua inglesa referentes a ações rotineiras e/ou vivenciadas no passado, com linguagem formal, coloquial, digital, para refutar preconceitos e defender a variação linguística como fenômeno natural das línguas.(EF07LI23-A) Identificar e distinguir as variações linguísticas em textos em língua inglesa referentes a ações rotineiras e/ou vivenciadas no passado, como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo no ambiente social em que se encontra, para respeitar suas particularidades