You are currently viewing Educação Física – Vamos pular corda e aprender brincando?

Educação Física – Vamos pular corda e aprender brincando?

Existem várias pesquisas sobre a origem de “pular corda”, mas não há uma explicação exata. Alguns estudos apontam que a primeira evidência real dessa brincadeira foi vista em pinturas medievais.

O que sabemos é que “pular corda” é tão antigo que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Atualmente, a brincadeira evoluiu muito. Até existe “Campeonato Mundial de Pular Corda”.

Você sabia que existem diferentes formas de pular corda? Sozinha(o), em dupla, com música, com duas cordas… Você já pulou corda?

Vamos conhecer algumas dessas formas assistindo ao vídeo “Brincadeiras de Cordas – Pauleco e Sandreca”, no canal do grupo Palavra Cantada? Divirtam-se!

E aí? Gostou da música?

Agora é a sua vez! Chame sua família, organize um espaço no quintal, na garagem ou até mesmo na sala (arraste os sofás, se a mamãe deixar!). Daí, tente pular corda, sozinho, de uma forma diferente, fazendo careta, imitando um animal, cantando.

Pulou!?!?! Hum… Como foi?? Qual forma você achou mais fácil e qual foi a mais difícil?? Conte para sua família como foi.

Que tal pular de novo?!?! Agora, você poderá pular cantando outra música de sua escolha. Mas, que tal incluir sua família na brincadeira e convidá-los para pular com você?!? Não esqueça, há várias formas: coloque a mão pra cima, mão pra baixo, mão na cintura, pular com um pé só. Vamos tentar?

Ufa!! A brincadeira é boa! Mas, você ficou cansado?

Vamos desenhar agora! Em seu caderno, faça um desenho da sua brincadeira de pular corda e monte uma história. Pode pedir a ajuda de quem estiver com você.

Vamos compartilhar essa experiência de hoje?!? Então, peça a algum familiar mais velho para fazer uma ligação aos seus avós, tios mais velhos ou alguém que já viveu muito e pergunte a eles quais brincadeiras eles faziam na infância. Descubra se gostavam de pular corda. Será quais músicas eles cantavam?

Saiba Mais:

Brincadeira De Pular Corda –

Corda – Ministério Da Saúde:

Palavra Cantada | Brincadeiras De Corda – Eu Vou Tomar Banho – Corda:

Palavra Cantada | Vovô E Vovó Entraram Na Corda.

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A, B e C – Corpo, Expressão e Movimento

Habilidades:

Educação Física
(GO – EF 01EF01) Recordar e conhecer diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
(GO – EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem.
(GO – EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.
(GO – EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.