You are currently viewing Vamos construir um brinquedo?

Vamos construir um brinquedo?

“Respeito e reflexão com os idosos” – EF – Ética e Cidadania
Canal: Portal Conexão Escola

Olá!

Você gosta de jogos?

Hoje, você será desafiado a construir um jogo bem divertido. Depois, refletirá sobre o respeito e como aprender várias coisas com as pessoas idosas.

Vamos lá?

Inicie seus estudos ouvindo uma história bem divertida! Veja abaixo o vídeo:

“A menina da cabeça quadrada”
Canal: Tia Lidy
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=dyMMw0GExUQ

Muitas crianças ficam tempo demais assistindo TV, utilizando celulares ou tabletes e esquecem os prazeres das brincadeiras antigas. Você já brincou de alguma das brincadeiras que aparecem no vídeo acima? É possível brincar e se divertir com materiais simples. Que tal exercitar sua memória e criar um jogo bem legal? Assista ao vídeo e chame um adulto para te ajudar a fazer:

“Jogo da memória”
Canal: Escola Criativa TRIS
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=RGsTc4oomdA

Para fazer o jogo da memória, siga os seguintes passos:

Pegue uma folha de papel e, com a ajuda de uma régua, faça quadradinhos;

Em um quadrado, desenhe um brinquedo e no outro o nome dele, para formar pares;

Chame um adulto da sua casa para te ajudar a medir e a recortar as peças;

Agora, é só pintar e se divertir!


E aí, foi divertido?

Na história, a menina da cabeça quadrada ouviu ao conselho da sua avó. Ouvir os conselhos das pessoas mais velhas é muito importante, pois elas têm mais experiências de vida e muito a nos ensinar. Todos envelhecerão um dia. A velhice é só uma etapa da vida. Cecília ouviu e seguiu o conselho da sua avó. Por isso, conseguiu achar uma solução para o seu problema.

Os idosos são tão importantes, que foi criado um estatuto para garantir os seus direitos.  Veja mais uma história e conheça um pouquinho desses direitos:

“Estatuto do idoso para crianças”
Canal: Elisangela Ros
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=drPcTpfkE7I

Gostou de aprender sobre os direitos dos idosos? Os idosos merecem respeito, atenção e valorização. Como você trata os idosos que conhece ou aqueles que convivem com você? Agora, converse com alguém da sua casa e conte sobre os direitos dos idosos que você aprendeu.


Para saber mais:

“Palco de Brinquedos”
Canal:
Mundo Bita

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=M71yKfSkyJA

“Jogo da memória – Brincadeiras para crianças”
Site: Guia Infantil
Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogos/jogo-da-memoria-brincadeiras-para-criancas/

Objeto de conhecimentoHabilidades
História: Temporalidades: simultaneidade e comparação.
 
Língua Portuguesa:  Desenvolvimento do senso crítico após escuta atenta.
História:
(GO-EF01HI03-D) identificar, conhecer, valorizar e respeitar as contribuições das pessoas idosas na construção de saberes, conhecimentos e convívio social.

Língua Portuguesa:
(EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.