You are currently viewing Use máscara só contra o COVID-19 e não “mascarando” os preços.

Use máscara só contra o COVID-19 e não “mascarando” os preços.

Na reportagem apresentada no vídeo abaixo, você encontra um exemplo de venda de produto com preço abusivo:

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/03/24/mascaras-e-alcool-apreendidos-por-serem-vendidos-com-precos-abusivos-sao-doados-a-secretaria-de-saude-de-goiania.ghtml

Você viu que alguns empresários estão vendendo álcool e máscaras com preços abusivos? Você sabia que esses  produtos são essenciais para a proteção e prevenção da população contra o COVID-19?

Na maioria das vezes, é possível se proteger contra esses preços abusivos. Sempre que você pensar em comprar algo, siga os seguintes passos:

  • Planeje suas compras; 
  • Pesquise os preços dos produtos; 
  • Reserve tempo ao sair para comprar; 
  • Fique atento às ofertas e observe os prazos de validade.

Isso pode gerar uma grande economia para sua família. Aproveite o isolamento social, muito importante no combate ao coronavírus e converse com seus pais a respeito desse assunto.

Não se esqueça de adotar medidas de prevenção na hora das compras:

  1. Utilize máscaras ao sair de casa;
  2. Higienize as mãos com água e sabão ou com álcool em gel;
  3. Lave bem os alimentos e outros produtos antes de guardar;
  4. Não entrar em casa com o calçado usado na rua.

No vídeo que você assistiu, de acordo com a Delegacia do Consumidor e o PROCON, as máscaras estavam sendo vendidas entre R$ 35,00 e R$ 50,00 cada, enquanto o preço normal deveria estar entre R$7,00 e R$10,00. Quanta diferença!

Considerando como o preço normal R$ 7,00 e o preço que estavam sendo vendidas R$ 35,00, qual foi o valor do aumento no preço das máscaras? 

Quantas máscaras de RS 7,00 você poderia comprar com essa diferença?

Desenhe a tabela abaixo em seu caderno e relacione o preço da máscara, de acordo com a quantidade a ser comprada. Para isso, considere o valor unitário da máscara de R$8,00. Note que a 1ª linha da tabela se refere às unidades (Un) e a segunda linha aos preços. Algumas células já estão preenchidas. Agora é a sua vez, vamos lá?

Unidades1 Un2 Un3 Un4 Un5 Un6 Un7 Un8 Un9 Un10 Un
PreçosR$8,00R$24,00R$40,00R$72,00

Você percebeu que os valores aumentaram de 8 em 8 reais? Assim, você acabou de descobrir alguns dos múltiplos de 8, associando os valores dados em reais aos números: 8, 16 ,24, 32, 40, 48, 56, 64, 72 e 80. Legal, né? Usando esse raciocínio, você poderá encontrar os múltiplos de quaisquer outros números. 

Clique no link abaixo e veja a explicação do professor Ítalo Benfica sobre os múltiplos, em seu canal “Matemática no papel”. A partir daí, entenda bem esse assunto:


Imagine que o dono de um mercadinho comprou 50 máscaras para revender. De quantas maneiras ele pode distribuir essas máscaras em pacotes, com a mesma quantidade, para vender no seu mercado? Desenhe a tabela em seu caderno e preencha as células em branco.

Pacotes1550
Quantidade de Máscaras502510521

Ao terminar de preencher a tabela, observe a sequência de números que formam a quantidade de pacotes: 1, 2, 5, 10, 25 e 50. Eles são todos os divisores de 50. Interessante, né?  Se tiver alguma dúvida, aproveite a explicação do professor Ítalo Benfica, em seu canal “Matemática no papel” e compreenda bem o que são os números divisores.

Você já sabe que, nos dias atuais, as máscaras são itens indispensáveis para que as pessoas possam sair de casa de forma segura. Viu também que alguns comerciantes estão aproveitando essa necessidade para extrapolar os seus lucros e praticar preços abusivos. Fique esperto e ajude sua família a escapar dessas armadilhas, além de economizar.

Nas imagens abaixo, temos um anúncio publicitário e uma postagem de redes sociais. Nos dois textos aparece a palavra “máscara”. Observe: 

Link imagem 1:

https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/lagoa-santa-passa-a-exigir-uso-de-m%C3%A1scaras-caseiras-pela-popula%C3%A7%C3%A3o-1.782606

Link imagem 2:

Após observar as imagens acima, escreva seu caderno as questões abaixo e responda.

  • Qual o sentido da palavra “máscara” na primeira imagem?
  • A segunda imagem também foi veiculada numa reportagem, que trazia os seguintes dizeres (adaptado):

“Após anunciar medidas na área trabalhista, na semana passada, somente na noite do dia 22 de março, domingo, o governo editou o primeiro ato específico. Trata-se da Medida Provisória Nº 927, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), e dá outras providências.”

Qual o significado da frase “Caiu a máscara” nesse contexto? 

  • Você acha que as palavras adquirem significados diferentes, conforme o contexto em que são utilizadas?

Se sim, dê outros exemplos em que isso acontece. 

Agora que você já aprendeu que uma mesma palavra pode ter vários significados, dependendo do contexto em que foi utilizada, leia a charge abaixo. 

Só recordando, a charge é um gênero textual que tem a finalidade de ilustrar, por meio do deboche e da crítica, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público e considerando nosso contexto político e social.

Charge: https://www.acritica.com/opinions/21-04-2020 

(Isolamento social e o uso da máscara)

  • Por que você acha que foi colocada uma máscara na televisão?
  • Você acha que a palavra “máscara”, na charge, foi utilizada no sentido da primeira ou da segunda imagem? Justifique sua resposta. 

Agora observe outra charge:

Charge: https://blogdoaftm.com.br/charge-negocios-e-oportunidades-2/ (Uso da máscara para diminuir o contágio pela coronavírus)

  •  A expressão “negócios e oportunidades” foi escolhida de forma intencional. Por que você acha que foi utilizada essa expressão na charge? Você teria utilizado uma expressão diferente? Qual?
  • Qual o interesse de alguém “trocar” máscaras de carnaval por  máscaras de proteção contra o coronavírus?
  • Em sua opinião, as máscaras de carnaval foram utilizadas pelo criador da charge por qual motivo?
  • Se trocássemos a expressão “máscaras de carnaval” por “máscaras de personagens da Disney”, o sentido da charge mudaria?
  • Qual a crítica presente nessa charge?

Bem, por hoje é isso! Aproveitamos para deixar no material complementar algumas sugestões de como fazer sua própria máscara e se proteger do coronavírus.

Materiais Complementares – Acesse os links abaixo:

Simulador explora o processo multiplicativo. Experimente:  https://phet.colorado.edu/sims/html/arithmetic/latest/arithmetic_pt_BR.html

Sugestão do que fazer para evitar preços abusivos:
https://incrivel.club/inspiracao-dicas/10-erros-que-nos-fazem-pagar-mais-pelos-produtos-310610

Dicas de como encontrar os múltiplos de um número: https://www.youtube.com/watch?v=N8ZXXQFSr6g&t=141s , do canal “Matemática Rapidola”

Dicas de como encontrar os divisores de um número: https://www.youtube.com/watch?v=NM8Ewh2LdqM, do canal “Matemática Rapidola”

Tutorial para confecção de máscaras de barreira em TNT – COVID 2019:

https://ifrs.edu.br/riogrande/wp-content/uploads/sites/16/2020/04/Tutorial_completo-m%C3%A1scara-de-barreira.pdf

Saiba como fazer sua própria máscara e os cuidados para se proteger do coronavírus:

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/saiba-como-fazer-sua-propria-mascara-os-cuidados-para-se-proteger-do-coronavirus-24348332

ComponentesHabilidades
Matemática(EF06MA05-B) Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos é múltiplo de, é divisível por, é divisor de, é fator de.
Português(EF67LP01-A) Observar e compreender a relevância e a relação dos textos linkados, considerando o objetivo de leitura.
(EF67LP03-B) Posicionar-se em relação aos enfoques dados aos fatos/assuntos veiculados.



Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Educação Financeira e Empreendedorismo