You are currently viewing Todo mundo tem um nome

Todo mundo tem um nome

Olá! Desde o nascimento, toda criança tem direito a ter um nome e um sobrenome. Com um documento de identificação ela tem acesso aos serviços fundamentais como educação, assistência médica, seguro social, entre outros. Vamos juntos saber mais sobre a importância da identidade?

Já percebeu que tudo que existe tem um nome? Cada pessoa tem que ter um nome e um sobrenome, isso é importante em nossa vida social, por exemplo, para outras pessoas nos identificarem ou para dar autoria as nossas produções.

Atividade 1

Acesse o link e assista ao clipe da música “Gente tem sobrenome”:

“Gente tem Sobrenome” – Canal: Celso Meireles – Link: https://www.youtube.com/watch?v=y92Y9_hkIqE

Atividade 2

Agora que você assistiu ao clipe da música, converse com seus familiares sobre a história de seu nome, quem o escolheu, o significado que ele tem e se você gosta dele ou não.

Atividade 3

Converse com sua família e procure saber também sobre a origem de seu sobrenome. Você imagina quantas pessoas no mundo todo carregam o mesmo sobrenome que você? Sabe onde seu sobrenome surgiu? E em que país ele é mais popular? Talvez essa seja a maneira mais simples de você conseguir informações sobre seus antepassados.

Atividade 4

Além de ter um nome e sobrenome as crianças têm outros direitos! Quer saber mais sobre eles? Peça ajuda a uma pessoa da sua família e pesquise sobre a Declaração Universal dos Direitos das Crianças.

ComponentesHabilidades 
HistóriaTema/ Conhecimento: Mundo pessoal, meu lugar no mundo. Identidade. 
Habilidade: (GO-EF01HI01-A) Identificar e compreender a sua história de vida, por meio de informações orais, documentos escritos, icnográfico-visuais e objetos materiais.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás. e CONSED.