You are currently viewing Respeito às diferenças

Respeito às diferenças

Olá! Você já observou sua aparência física e o seu jeito de ser?  Quando nascemos somos parecidos com os nosso pais, avós, e outros pessoas da família. Com quem você se parece? Você valoriza suas características físicas e seu jeito de ser?

Cada pessoa tem características próprias, por isso é muito legal saber que somos diferentes. O importante é perceber essas diferenças e aprender a conviver respeitando cada um na sua diferença!

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo:

“A Raposa e a Cegonha” – Canal: TV Casulo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=TY0X00OgjzA

Atividade 2

Vamos relembrar o que é uma fábula?

“A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história”.
(Trecho retirado do link: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/fabula.htm)

Agora, que você relembrou o que é uma fábula, explique para sua família o que você entendeu e reconte a história “A Raposa e a Cegonha”. Registre esse momento usando a ferramenta de gravação de áudio ou de vídeo do celular.

Atividade 3

Ilustre no seu caderno os momentos da história em que os personagens passam por dificuldades por causa das diferenças físicas. Depois, escreva como seria possível resolverem esse problema.

Atividade 4

As fábulas costumam apresentar um ensinamento. Leia as frases abaixo:

Quando um não quer dois não brigam.
O bem se paga com o bem.
Faça o bem sem ver a quem.
Não há pior inimigo que um falso amigo.

Qual delas você escolheria para o final da história, caso você fosse o escritor?

Para Saber Mais:

Atividade 5

Vamos ouvir uma música sobre as diferenças? Acesse o link e assista ao clipe “Normal É Ser Diferente” – Grandes Pequeninos, de Jair Oliveira:

“Ser Normal é Diferente” – Canal: Grandes Pequeninos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg

Atividade 6

Imagine que, ao retornar para a escola, sua turma recebeu um colega novo. Você percebe que ele precisa de ajuda para conhecer os colegas novos e fazer novas amizades. Ilustre ou escreva no seu caderno que você faria para acolher seu colega no que ele precisa.

Componentes Habilidades 
Língua Portuguesa(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
(EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido.
História (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.