You are currently viewing Que tal prevenir acidentes domésticos?

Que tal prevenir acidentes domésticos?

Prevenção de Acidentes Domésticos – EF – Educação Ambiental e Saúde
Canal – Portal Conexão Escola

Olá!

Saúde é muito importante e, por isso, vamos continuar estudando sobre ela, mas, com atenção à prevenção de acidentes domésticos. É fácil se cuidar! Vamos lá?

Será que estamos seguros dentro de casa?

Vamos aprender como prevenir acidentes domésticos? Como identificar situações que podem provocar acidentes dentro da nossa casa? Existem muitos perigos dentro de casa, que colocam crianças em risco. Quais serão eles? Como deixar nossa casa mais segura? Veja algumas informações importantes sobre esse assunto.

 Antes da imagem
➢ Observe a imagem abaixo, com atenção. Você encontrará informações muito importantes para a prevenção de acidentes domésticos.

“Acidentes domésticos com crianças”
Site – Colégio Pio XII
Fonte: http://colegio.pioxii-es.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Thumbnail.axd_.jpg

Você e sua família conhecem outros cuidados além desses?

Converse e pesquise mais sobre isso. Depois, crie uma lista desses cuidados no seu caderno, com a ajuda de alguém da sua família.

➢ Agora, crie um cartaz numa folha de papel informando sobre esses e outros cuidados que devemos ter em nossas casas. Tire uma foto e compartilhe com outras pessoas. 


Como evitar acidentes domésticos com crianças”
Canal: Jornal da Gazeta
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Q8QnOnJs-zs

Agora que você já tem muitas informações sobre prevenção de acidentes domésticos, tenha todos os cuidados necessários para não se machucar e não machucar outras pessoas da sua família.

Faça uma investigação com a sua família, descobrindo as coisas que podem provocar acidentes dentro da sua casa.

Para não esquecer sobre como se prevenir de acidentes domésticos, pegue seu caderno e responda as questões a seguir:

Escreva o que você achou mais importante nesse estudo, considerando: por que acontecem acidentes domésticos? Quais os vários tipos de prevenção? Dialogue com outras pessoas sobre esse assunto e registre os motivos e as prevenções de acidentes em seu caderno, exemplificando uma situação de acidente doméstico com algum conhecido seu. 

Convide sua família para assistir ao vídeo seguinte, para que eles também aprendam direitinho sobre como prevenir acidentes domésticos:

“Prevenção de acidentes com Crianças”
Canal: Bárbara Bassi
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rYJIxl0O1mU&t=11s

Aprendeu direitinho sobre a prevenção de acidentes domésticos? Não se esqueça de colocar em prática esses conhecimentos.


SABER MAIS:

“Prevenção de acidentes infantis nas escolas”
Canal: Betinha Pires
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Gv57l_q8b9Y&t

HABILIDADES:(EF02CI03) discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

(EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

(EF15LP03) localizar informações explícitas em textos. explícitas em textos.

(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

(EF15LP14-D) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens (recursos gráfico-visuais) e palavras (recursos verbais) por meio da prática de leitura e escrita (produções textuais e ilustrativas).