You are currently viewing Pense bem antes de gastar !

Pense bem antes de gastar !

Olá! Muitas vezes gastamos nosso dinheiro com produtos sem utilidades para nós? Devemos ter certeza que precisamos do produto. Você costuma participar de algumas decisões de comprar, junto com sua família? Hoje vamos estudar como o consumo consciente pode auxiliar você e sua família a gastar o dinheiro. Vamos lá?

Quando saímos para comprar algum produto, podemos gastar mais ou menos dinheiro. Ter certeza que preciso de determinado produto e fazer umas pesquisas de preços antes de sair às compras, são atitudes importantes de um consumidor consciente. Sendo assim, hoje iremos estudar sobre as atitudes que devemos ter quando decidimos gastar nosso dinheiro.

Atividade 1

Leia a história em quadrinhos da turma da Mônica. Convide alguém da sua família para ler a história com você. O que será que podemos aprender com essa história? 

http://turmadamonica.uol.com.br/spc/

Atividade 2

Retome a leitura da história em quadrinhos e junto com sua família, reflita e responda:

  1. O Cascão queria o tênis mais caro assim que o viu na vitrine. Você concorda com a atitude dele?
  2. O pai de Cascão o incentivou a pesquisar o preço do produto em outras lojas. Essa atitude de pesquisar, antes de comprar, é importante?
  3. E você, quando vai às compras com sua família, realiza uma pesquisa de preços?

Planejar a compra e pesquisar os preços podem ajudar a economizar e sobrar dinheiro para outros gastos necessários para a família. Pesquise e desenhe algo que sua família esteja precisando comprar para que juntos possam pensar formas de economizar e assim, conseguir alcançar esse desejo.

Atividade 3

Acesse o link abaixo  e assista ao vídeo. Será muito proveitoso assistir com alguém da família e depois discutir sobre o que aprenderam juntos

Atividade 3

Fonte: YouTube. Consumo Responsável. Canal: Programa Água Brasil.

Atividade 4 

Aprendemos sobre o consumo responsável. Agora vamos fazer uma tabela com os gastos de sua casa com produtos de higiene e limpeza. Em seguida some os valores. Veja abaixo uma ideia de como pode ser a tabela, que poderá ser adaptada para atender às necessidades da sua casa.

PRODUTOSVALORES
Sabão em pó 800g
Sabão em barra 
Desinfetante 1l
Sabonete 
Papel higiênico 

Total: ________________

Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.(EF15LP02-C) Reconhecer que o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, como caixa alta, negrito, itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais de pontuação, produzem efeitos de sentidos em textos multissemióticos.(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
Matemática (EF01MA22-A) Coletar dados de um acontecimento, organizá-los e representá-los em tabelas e gráficos simples, com uso de estratégias diversas.(EF01MA02-A) Selecionar e agrupar objetos de acordo com suas características, em contextos naturais: jogos, problemas numéricos cotidianos, brincadeiras de tradição oral /quantidades, cores, tamanhos e formas. (EF01MA02-B) Associar quantidades, fazendo correspondência de objetos.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.