You are currently viewing O que são sentimentos?

O que são sentimentos?

Construção de um Diário – EF – Ética e Cidadania
Canal: Portal Conexão Escola

Você gosta de histórias? E de brincar?  Hoje, você vai ver como é possível construir várias coisas com um único material. Também será desafiado a construir um diário e demonstrar os seus sentimentos!  Vamos lá? 

O que podemos fazer com uma caixa? Vamos descobrir?

“O homem que amava caixas”
Canal: Histórias Para Crianças
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=P0WFa8hRYeg

Muitas pessoas têm dificuldades em expor seus sentimentos. O homem amava seu filho, mas tinha dificuldade de dizer. E você, já teve dificuldade para expressar um sentimento? Qual a forma que o pai encontrou de dizer ao filho que o amava? Na frase “os vizinhos riam dele pelas costas”, por que será que as pessoas o tratavam assim? Você consegue imaginar como o homem se sentia?  

Zombar e rir das pessoas são atitudes de falta de respeito. As pessoas são diferentes, cada uma tem seu jeito de ser e de demonstrar os seus sentimentos.

Não se esqueça de registrar as respostas no seu caderno!

O homem da história usava caixas de papelão para fazer aviões, castelos e outras coisas.  Você já construiu algo para alguém que ama? Agora, use a sua criatividade e imaginação. Pegue caixas vazias e transforme em um brinquedo novo. Pode ser uma boneca, um carrinho, um robô ou outra coisa que sua imaginação mandar.

Vamos ouvir uma história sobre os sentimentos?

“Sinto o que sinto”
Canal: Mundo Bita
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OEUXZ2uz1a4

Às vezes sentimos raiva, medo, tristeza, alegria e tudo isso é normal. Devemos identificar o comportamento ou ação que provocou cada sentimento e agir de forma respeitosa com as pessoas à nossa volta.

É importante compartilhar os sentimentos com as pessoas que demonstram amor, cuidado e respeito. Fazer isso ajuda a demonstrar os sentimentos e encontrar ajuda para enfrentar os medos e as dificuldades.

Que tal criar um diário? Um diário pode ser um caderno ou agenda onde se escreve diariamente os acontecimentos vividos e os sentimentos.  Além de treinar a escrita, registrar seus sentimentos pode auxiliar a lidar com as suas emoções.

Acesse o link abaixo e leia o texto sobre esse gênero textual chamado Diário:

“Gênero Textual Diário”
Site: Toda Matéria
Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario/

Após ler o texto, comece o seu próprio diário colocando em prática os conhecimentos sobre a estrutura desse gênero textual.

Como Fazer um Diário?

Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta.

Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”. Nalguns casos, as pessoas preferem inventar um nome fictício para ele, como se fosse um amigo íntimo.

Corpo de Texto: onde se desenvolvem os relatos diários, as ideias, sensações do autor.

Assinatura: normalmente, os diários são assinados a cada dia. No final do texto, aparecem o primeiro nome do autor. Antes disso, alguns apresentam uma expressão de despedida: “boa noite”, “abraços”, “até amanhã”.
“Gênero Textual Diário”
Site: Toda Matéria
Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario/

Até a próxima!


OBJETO DE CONHECIMENTO:HABILIDADES:
História:  Memória e história
Língua Portuguesa:  Produção de textos: cartas pessoais, ficcionais e diários, entre outros gêneros do campo da vida cotidiana.
(EF02HI04) selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

(EF03LP13) planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.