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O dinheiro e a Matemática

O domínio do sistema de numeração serviu de base para a criação do dinheiro que nós utilizamos hoje em dia. Antigamente, para adquirir as coisas ou receber o pagamento por um dia, uma semana ou um mês de trabalho, utilizava-se trocas de objetos, coisas ou mercadorias.

Até que se inventou o dinheiro para facilitar a vida de todos nós.

Aliás, quem surgiu primeiro: as moedas ou as cédulas? Veja o vídeo abaixo e aprenda mais sobre a história do dinheiro.

Abaixo, temos as moedas que estão em circulação no Brasil.

Mas nem sempre foi assim. Veja no link abaixo os diferentes nomes que o dinheiro já recebeu.

https://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/museudocs/pub/Cartilha_Dinheiro_no_Brasil.pdf

Você já imaginou uma cédula de dinheiro sem número? Não somente nas cédulas de dinheiro o número está presente, ele está em todo lugar, mesmo quando não estão escritos.

Assista ao vídeo “Matemática pra quê?”, do Canal Vitória Vídeos, publicado no YouTube. Ele contará como aconteceu a invenção dos números. Clique no link abaixo para assistir ao vídeo: 

Não são apenas números, é algo muito maior…é a MATEMÁTICA!!!

Você percebeu que o homem começa a sentir a necessidade de um conhecimento que o ajude a contar? Esse conhecimento mais tarde receberá o nome de Matemática.

Por falar nisso, pesquise o significado da palavra “Matemática”.

Você lembra que no vídeo fala de Senso Numérico? O que é esse senso? Ele é exclusivo dos seres humanos? 

Caso tenha dúvidas, volte e assista ao vídeo novamente. Qual foi o último número a ser criado? Você lembra? Percebeu também que, em várias partes da Terra, os povos desenvolveram diferentes formas de fazer cálculos? Legal, né?! 

Agora que você conheceu o sistema de numeração decimal, assista ao vídeo “Eu vejo matemática! Com que frequência? O tempo todo!”, do Canal TIC na Matemática, publicado no YouTube. Nele você perceberá como o conhecimento de matemática está em todas as coisas. Vamos assistir?

Você observou como o homem conseguiu acumular conhecimentos e fez uma revolução em sua volta? Escreva em seu caderno três exemplos (que você assistiu na reportagem), de como a matemática contribuiu para os avanços da humanidade.

Notou que até na música a matemática tem contribuído? É curioso como o conhecimento sobre frações ajuda na construção de instrumentos que disseminam sons maravilhosos que fazem bem aos nossos ouvidos, não é mesmo? Tenho certeza que você observou como o mundo evoluiu na medida em que o homem foi dominando a matemática.

Vamos a um desafio?

Observe o exemplo na questão abaixo e relacione as moedas ao seu valor dado em reais e a escrita na forma de número decimal.

Objeto OLE

Percebeu como os números decimais contribuíram para a escrita dos valores do nosso sistema monetário?

Então, a seguir conheça uma crônica intitulada “Você é número”, escrita por Clarice Lispector. Essa crônica foi escrita no ano de 1971 e publicada em um periódico chamado Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro. Leia com atenção e entenda a provocação que a autora faz. Clique no link abaixo para ler a crônica:

https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/12336/voce-e-um-numero

Para entender a ideia que a autora quis comunicar você precisa saber o que é uma crônica. Veja na imagem abaixo que foi retirada do site https://slideplayer.com.br/slide/12017537/

Ou seja, Clarice Lispector estava expressando sua opinião acerca da relação que se estabelece cotidianamente entre os números e as pessoas.

Reflita sobre o trecho da crônica “Nós não somos ninguém? Protesto.”. O que você entendeu ser a opinião da autora a respeito dessa relação entre números e pessoa na nossa sociedade?

A escritora Clarice Lispector expressou sua opinião já faz um bom tempo, foi no ano de 1971.

Será que essa relação entre número e pessoas foi modificada?

Veja abaixo a imagem da escritora Clarice Lispector postada no site Pensador.com.

Clarice não tinha medo de expor sua opinião. Ela nasceu na Ucrânia e bem criança mudou para o Brasil com sua família fugindo da Guerra Civil Russa.

Para especialistas em literatura, Clarice “se destacava também pela escrita impecável e a grande habilidade na escolha das palavras. Ela não as escolhia ao acaso; eram pensadas para expressar com precisão o sentimento da personagem e de suas inquietudes” (retirado do Blog COCbyperson).

Que tal desafiar-se e arriscar expor sua opinião?!!

Releia a crônica com atenção e faça em seu caderno uma pequena crônica expressando sua opinião sobre esse assunto.

Não esqueça que é necessário descrever a situação ou fato do cotidiano que você refutará ou concordará acerca da relação entre número e pessoas nos dias atuais.

Para saber mais sobre Clarice Lispector acesse:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-42313869

Conte para seus pais e seus irmãos, ou até mesmo para seus amigos sobre o que você aprendeu. É claro que é via Smartphone, pois é necessário mantermos o distanciamento social.




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Educação Financeira e Empreendedorismo

Habilidades

Matemática
(EF06MA02-A) Identificar os diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, Indo-Arábico, por meio da história da Matemática.
(EF06MA02-C) Reconhecer o sistema de numeração decimal, Indo-Arábico, a partir da história do número, relacionando com as necessidades humanas.

Português
(EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
(EF67LP02-B) Posicionar-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas.
(EF06LP02-A) Reconhecer as características de gêneros como a crônica, a carta do leitor, entre outros que dialogam (mantêm relação de intertextualidade) com o que foi noticiado.