You are currently viewing ARTE – Histórias em Quadrinhos – HQs

ARTE – Histórias em Quadrinhos – HQs

Sinopse: A arte das histórias em quadrinhos.


Olá, estudante!
Esta aula de ARTE com a temática Artes Visuais a seguirestá disponível juntamente com a proposta de atividade.


Personagens da cultura popular | Histórias em Quadrinhos – https://www.youtube.com/watch?v=q_jyqje5qbY


Você sabia que o desenho é uma modalidade da linguagem artística, chamada Artes Visuais?

O desenho é uma das formas de expressão que se destaca nas Artes Visuais. Tem gente que não resiste ao ver uma folha em branco e logo começa a desenhar: paisagens, objetos, personagens…

E por falar em personagens, quem não gosta de ver histórias de personagens em uma revista em quadrinhos (HQs)?

No Brasil, um dos mais famosos cartunistas ou quadrinistas é o Maurício de Sousa. Seu sucesso é tão grande que ele é considerado o Walt Disney do Brasil. Ao longo de sua carreira, já criou mais de 400 personagens e vendeu mais de 1 bilhão de revistas. Suas HQs já foram publicadas em mais de 100 países. Maurício de Sousa é o primeiro quadrinista do mundo a entrar para uma Academia de Letras.

Você sabia que a Turma da Mônica, história que fez parte da infância de muitas pessoas, de diferentes gerações, foi criada pelo Maurício de Souza?

Outra curiosidade interessante é que o primeiro personagem criado pelo desenhista foi o “Capitão Picolé”, em 1947. Maurício tinha apenas 12 anos de idade. Ele chegou a vender revistinhas artesanais do personagem para seus colegas da escola.

Vamos conhecer um pouco sobre os HQs? Assista ao vídeo abaixo:


O que são Quadrinhos? – https://www.youtube.com/watch?v=kPBLNUS6w8U


Muito interessante, não é? O vídeo foi desenvolvido pela equipe de alunos, bolsistas e voluntários da PUC-Rio, do Núcleo de Estudos do Design na Leitura.
Muito interessante, não é? Esse vídeo também está disponível no Blog Midi@tividades, da Professora Ana Cláudia de Oliveira, do Estado do Paraná. Acesse o blog da professora e conheça exemplos de quadros, legendas, balões, onomatopeias e outros elementos das HQs.
A partir dos exemplos disponíveis no blog, crie uma história em quadrinhos, em seu caderno.
Use sua imaginação para criar os personagens e abuse da criatividade! Capriche, faça seu melhor, mesmo não sendo um cartunista/quadrinista profissional.
Se você tiver curiosidade e quiser conhecer todos os personagens e a trajetória do quadrinista Maurício de Sousa, clique no link abaixo.


Maurício de Sousa – Criando a Turma da Mônica – https://www.youtube.com/watch?v=u_WQT4dmZhc

 Até a próxima!


Habilidades estruturantes/Habilidades complementares

(GO-EF07AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e  empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais  como: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes,  intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens,  instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens,  entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de  materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não  convencionais, bem como experimentar e compreender os  processos de criação artística e suas possibilidades distintas na  bidimensionalidade e na tridimensionalidade.


Atividade adaptada e atualizada por Maria M. de O. e Sousa em 29/11/2021