You are currently viewing História – Goiânia, local de gente estimada

História – Goiânia, local de gente estimada

Você já pensou em morar numa cidade chamada Petrônia? Não! Goiânia passou perto de chamar-se Petrônia, em homenagem à Pedro Ludovico Teixeira, o fundador de Goiânia. Quer saber mais? Então venha conhecer como aconteceu a fundação da cidade e também sobre os povos que migraram para esta região e formou esta cidade.

Conheça um pouco sobre a fundação de Goiânia:

https://escolakids.uol.com.br/historia/a-fundacao-de-goiania.htm
(A história da fundação de Goiânia, uma das mais modernas capitais do Brasil – Site: Escola Kids)

Muitas vezes, a população aumenta devido ao êxodo rural. E você, sabe o que significa as palavras: êxodo rural e migração? Leia um texto e assista a um vídeo que fala sobre isso!

https://escolakids.uol.com.br/geografia/exodo-rural.htm
(Texto: Êxodo Rural. Site: Escola Kids)

 “Tipos de migração” – Canal: Casa no Campo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=vFFVDHsOT1A

As Nações Unidas querem que refugiados e migrantes sejam tratados com respeito e dignidade.  Para isso, a ONU lançou a campanha JUNTOS, para combater a discriminação e o preconceito contra os que precisam deixar seus lares e buscar novas oportunidades de vida em outros lugares. Vamos assistir ao vídeo sobre essa campanha?

“Respeito e dignidade para refugiados e migrantes” – Canal: ONU Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Fuxc1TL9kEs

Agora é sua vez de refletir, pegue seu caderno e vamos lá!

O vídeo ensina que todos migrantes devem ser tratados com respeito e dignidade. Será que as pessoas que saem da zona rural e migram para a capital sofrem algum tipo de discriminação? Você conhece alguém que saiu da zona rural e migrou para Goiânia?

Caso conheça, pergunte em qual cidade ele (a) morava e o que mais gosta em nossa capital? Pergunte também se sofreu algum tipo de discriminação e se sente bem acolhido pelos moradores de Goiânia. Não se esqueça de registrar as respostas no seu caderno! Até a próxima!

Para saber mais:

“Reportagem Especial – Goiânia 85 anos: histórias antigas.” – Canal: TV ALEGO – Link: https://www.youtube.com/watch?v=3tsb7o6ACHc
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
História: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município. O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive: surgimento de cidades e sua relação com a natureza, economia e transporte.(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.

ÉTICA E CIDADANIA -HISTÓRIA– AGRUPAMENTO C
PROPONENTES: ALDA DE FATIMA MARTINS (EM PADRE PELÁGIO)
CURADORIA: Carolina do Carmo Castro (GEREFU)