You are currently viewing Educação Física – Ginástica para todos

Educação Física – Ginástica para todos

“Ginástica para todos”, você já ouviu falar? No vídeo a seguir você vai conhecer mais sobre essa modalidade, que é bem ampla e utiliza elementos da Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim. Ela também aborda manifestações de danças, expressões folclóricas e jogos, assista ao vídeo a seguir e aprenda mais.

Vídeo 1 – Jumping Colors’ – VIII Fòrum Internacional de Ginástica Para Todos” – canal LAPEGI – Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=RruZWm8n3SM&t=12s

Atenção: É muito importante aguardar o retorno das aulas para tentar realizar esses movimentos com a orientação do seu professor ou professora na escola.

Interessante, não é? Agora acesse ao link abaixo e leia mais informações sobre a “Ginástica para todos”. Descubra a origem dessa forma de fazer ginástica e escreva em seu caderno.

Ginástica Para Todos”- site UFRJ – https://www.eefd.ufrj.br/ginastica-para-todos

Atividade 1

Pesquise sobre a “Ginástica para todos”, descubra por qual motivo ela tem esse nome e continue com suas anotações em seu caderno.

Atividade 2 

Você já realizou algum movimento de ginástica? Qual? Tente escrever com suas palavras como esse movimento é feito, como se estivesse ensinando a alguém.

Atividade 3 

Pesquise os diferentes tipos de ginástica que compõem a “Ginástica para todos” (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim), depois tente identificar alguns desses elementos na apresentação que você acabou de assistir. 

Atividade 4 

Observando a apresentação “Jumping Colors” analise o perfil dos praticantes no vídeo (se há muitos homens ou mulheres, as características físicas, as roupas, cabelo) e estabeleça as principais diferenças entre essa modalidade e a Ginástica de rendimento, aquela que você vê nas competições da televisão, como olimpíadas por exemplo.

Nos links do SAIBA MAIS, você terá vários vídeos que podem te ajudar nessa tarefa. 

Você pode conversar com as pessoas da sua casa e compartilhar sobre tudo aprendeu.

 SAIBA MAIS:

Atividade | Ginástica Para Todos 2” – Canal: TV INES https://www.youtube.com/watch?v=mKnWnKgMHy8&t=2s

Ginástica Para Todos”- site UFRJ – https://www.eefd.ufrj.br/ginastica-para-todos
Por Dentro Das Olimpíadas #28 – Ginástica de Trampolim” – Canal: Esporte Interativo – https://www.youtube.com/watch?v=Y83-fjHu9sE


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento

HABILIDADES: (EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas por sua prática.(EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.(GO-EF07EF24) Experimentar e fruir algumas ginásticas de condicionamento físico, refletindo sobre o fenômeno atual do fitness, as construções da imagem corporal, que são influenciados pela existência de modelos de beleza, culto a perfeição e a mídia.