You are currently viewing ESTAÇÕES DO ANO – PRIMAVERA

ESTAÇÕES DO ANO – PRIMAVERA


Olá, estudante! Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 13/11, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!


Você já deve ter ouvido falar do assunto dessa aula: as estações do ano! Vamos relembrar? Ao longo do ano, passamos por 4 estações: primavera, verão, outono e inverno; elas dizem respeito a quantidade de luz que atinge a terra, mas não é só isso: a inclinação do nosso planeta em relação ao sol é determinante para que isso aconteça.

Assista abaixo o vídeo do Canal Britannica Escola, que fala mais sobre esse assunto:

A PRIMAVERA!!

Você viu no vídeo que o nosso planeta é meio virado, inclinado, quando a gente olha lá do espaço. Os cientistas espaciais já descobriram que essa inclinação faz com que aconteçam as estações, já que o sol ilumina de formas diferentes a Terra.

Desde o dia 22 de setembro estamos na PRIMAVERA, estação segue até dia 21 de dezembro. Nessa época acontece a floração de diversas espécies de plantas, por isso o nome: estação das flores! A palavra primavera vem do latim, uma língua bem antiga que as pessoas do passado falavam, primo vere, que significa primeiro verão.

Os animais polinizadores, como beija-flores e as abelhas, quando vão se alimentar do néctar que fica bem lá dentro da flor, também espalham pólen, sementinhas bem pequenas, que podem virar outras plantas e, assim, multiplicar a vegetação.

ATIVIDADE: