You are currently viewing Economizar!

Economizar!


Você já ficou na sala da sua casa assistindo TV e foi para outro cômodo da casa para brincar, deixando a luz e a TV ligadas?

Assista abaixo ao vídeo “Dicas para poupar energia elétrica (Eletrosul)”, do Canal Escola Alfa, postado no Youtube e veja o que aconteceu com a Família Esbanja.


Analise se sua família está desperdiçando energia elétrica. Converse com eles acerca do uso consciente desse recurso. Explique quais atitudes podem ajudar a família economizar.


Agora, escreva alguns bilhetes e espalhe pela casa para lembrar dos impactos positivos na economia da energia elétrica para família.

Não esqueça que o bilhete é um gênero textual e tem uma estrutura específica. Verifique, na imagem abaixo, como deve ser um bilhete.


Capriche nos bilhetes! Demonstrando como reduzir os gastos com a energia elétrica para economizar. 


Seguindo seus estudos de educação financeira, você entenderá outras formas de organização social para produzir riqueza, empregos e renda. É a Economia Solidária.  


Assista abaixo ao vídeo “Você sabe o que é Economia Solidária?”, do canal ADECON Consultoria Empresarial, postado no YouTube e conheça sobre tema.


Muito legal, não é? Volte ao vídeo e responda em seu caderno as seguintes questões:

1- O que propõe a Economia Solidária como alternativa na organização do trabalho?

2- Veja, na terceira folha apresentada no vídeo, os elementos propostos pela economia solidária e os que são considerados inviáveis. Escreva quais são esses elementos.

3-Cite exemplos de economias solidárias e quais os tipos de atividades são produzidas nessas economias.

4- Liste os princípios da Economia solidária.

5- Qual é o compromisso que a economia solidária assume com a sociedade?

Legal, não é?!!

Veja abaixo outro vídeo, Mercado justo e economia solidária: 10 Tendências de Sustentabilidade, produzido pelo Canal SEBRAE.

 

Agora, no seu caderno, escreva sua opinião sobre Economia Solidária.

Aprofunde seus conhecimentos, lendo o texto Economia Solidária, no site da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia do Governo Federal, no link abaixo:

http://trabalho.gov.br/trabalhador-economia-solidaria




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Educação Financeira e Empreendedorismo