You are currently viewing Ciências da Natureza: MISTURAS HOMOGÊNEAS, MISTURAS HETEROGÊNEAS E REFLEXÕES AMBIENTAIS

Ciências da Natureza: MISTURAS HOMOGÊNEAS, MISTURAS HETEROGÊNEAS E REFLEXÕES AMBIENTAIS

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para o 6º Ano do Ensino Fundamental, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

A palavra “mistura” pode apresentar diversos significados no nosso cotidiano. Um exemplo, é quando fazemos referência ao(s) alimento(s) que acompanha(m) o arroz e o feijão, em uma refeição. Mas, e em Ciências, qual é o conceito dessa palavra? Vamos aprender?

Fonte: commons.wikimedia.org

ATIVIDADE 1

Para conceituar e identificar os tipos de misturas existentes, assista ao vídeo do Canal TV Oficina, disponibilizado a seguir. Caso seja viável, que tal realizar esses experimentos em casa?

ATIVIDADE 2

Agora, de acordo com o vídeo, responda com suas próprias palavras, no seu caderno de Ciências:

  • O que são substâncias simples?
  • O que são substâncias compostas?
  • O que são misturas?

ATIVIDADE 3

Pense no cotidiano da sua casa e analise: será que há ou são feitas muitas misturas por aí? Convide sua família para ajudar você nessa “pesquisa caseira” e, no caderno de Ciências, anote o que vocês identificaram, separando em duas colunas, diferenciando em homogêneas e heterogêneas:

Misturas homogêneasMisturas heterogêneas




ATIVIDADE 4

No vídeo, para exemplificar misturas heterogêneas, foi utilizado o óleo de cozinha. Você sabia que o óleo é uma mistura, formada por diversas substâncias? Inclusive, ele pode ter diferentes características físicas, químicas e toxicológicas, variando conforme as condições a que for submetido.

Quando aquecido a altas temperaturas, por exemplo, o óleo passa por transformações que o torna tóxico, podendo causar doenças graves, como o câncer. Por esse motivo é que não devemos reaproveitar o óleo usado em outras preparações culinárias!

Os prejuízos podem ir além da nossa saúde: esse óleo, descartado na pia da cozinha, ou mesmo no solo, pode contribuir no desenvolvimento de problemas ambientais significativos!

Para aprofundar nessas reflexões, assista ao vídeo da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), e leia com muita atenção o texto de Thiago Burigato, sobre um programa viabilizado pela Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), com o objetivo de reduzir esses danos:

ATIVIDADE 5

Agora você já sabe as consequências do descarte incorreto do óleo, e também como encaminhá-lo! Dessa maneira, a partir da reportagem de Thiago Burigato, faça um texto do tipo “carta do leitor”, expressando e utilizando argumentos que indicam os males que o óleo pode provocar à vida terrestre e maneiras para evitar tais problemas.

“FIQUE LIGADO”: a carta do leitor é um gênero textual em que um indivíduo se posiciona, de forma crítica, a respeito de algum tema publicado em uma revista ou jornal, concordando ou discordando em seu ponto de vista. É um texto curto, objetivo e argumentativo.


Até a próxima! E nada de jogar óleo no ralo da pia, viu?!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF06CI01-C) Distinguir e classificar como misturas homogêneas e heterogêneas a mistura de dois ou mais materiais.
Complementar
(EF06CI01-A) Apontar os componentes de uma mistura, conceituando substâncias simples e compostas.
Língua PortuguesaComplementar
(EF67LP03-B) Posicionar-se em relação aos enfoques dados aos fatos/assuntos veiculados.