You are currently viewing Composição do plástico

Composição do plástico

Será que as coisas duram para sempre?

Os objetos que produzimos causam um impacto no nosso planeta, pois, exigem o consumo de recursos naturais essenciais como a água, tanto no processo de produção quanto no descarte desses produtos.

Veja a tabela abaixo e conheça o tempo que alguns elementos levam para se decompor na natureza. O artigo completo pode ser visto no “Manual de Educação para o Consumo Sustentável – 2ª edição (2005)”.


Alguns desses elementos, como o plástico, tem uma longa duração após seu descarte. Podem se passar até 4 gerações para que ele se decomponha completamente.

Acesse o site da revista “Super Interessante” para saber mais sobre esse processo.


Interessantes essas informações, não acha?


Depois de estudar um pouco a respeito do tempo de duração do plástico, você concorda que seria uma atitude muito positiva reutilizar o plástico que temos em casa e aproveitar ao máximo esse produto, evitando o descarte?


Que tal contar para sua família a respeito dessas descobertas que você fez?




Agora, observe na sua casa objetos de plástico que serão descartados e escreva uma lista de possibilidades para reutilizar esses objetos. Em seguida, construa um livreto informativo com as informações apresentadas. Capriche! Não esqueça de ilustrar sua obra.


No vídeo abaixo, postado no Youtube pelo Canal Secretaria da Educação de São Paulo, você aprenderá como reutilizar o plástico de maneira divertida. Vamos lá?


Agora é a sua vez! Construa uma peteca para jogar com alguém da sua casa. Foi um percurso muito divertido! E lembre-se sempre da possibilidade de reutilizar objetos de plástico para cuidar bem do nosso planeta.

Até a próxima!



Manual de Educação para o Consumo Sustentável – 2ª ed (2005) – Clique AQUI





Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Educação Ambiental e Saúde