You are currently viewing Como ser um consumidor responsável?

Como ser um consumidor responsável?

Os seres humanos consomem comidas, roupas, tecnologias, músicas, filmes e outros produtos. A forma de consumo pode trazer efeitos ruins para a humanidade e para o planeta Terra. Assista ao vídeo “Consumo Responsável”, do canal Programa Água Brasil, postado no Youtube e conheça um pouco mais sobre esses efeitos

Nesse vídeo, você aprendeu muitos aspectos do Consumo Responsável. Vamos ver se você consegue lembrar de tudo?

Registre em seu caderno os seguintes pontos exibidos no filme:

  1. Quantas pessoas vivem na terra e do que elas precisam para viver?
  2. Por que compramos coisas que não precisamos?
  3. Você já comprou alguma coisa que não precisava? Conte como foi.
  4. Escreva um texto, explicando quando o consumo deixa de ser sinônimo de destruição.

O vídeo acima traz mais assuntos interessantes. Você lembra o que é uma sociedade de consumo e quais as consequências disso? Quantos planetas são necessários para manter o padrão médio de consumo dos brasileiros? São informações importantes para você informar a sua família, conscientizando-os das mudanças de hábitos para se tornar um Consumidor Responsável.

Falando em mudança de hábitos, faça em seu caderno um resumo dos 5 R’s (REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR) apresentados no vídeo. Use esse resumo quando for conversar com sua família e seus amigos, argumentando sobre a urgência dessa mudança. 

No texto “Dicas para consumo responsável”, elaborado por Maria Christina Leme C. G. e Amadeu José Montangnini Logarezzi, disponibilizado no link abaixo, são listadas algumas dicas que te ajudarão a praticar o Consumo Responsável. Leia com atenção.

http://www.ufscar.br/consusol/arquivos/dicas.pdf

Conte também como você fará para colocar em ação as demais dicas. Na 7ª dica, ENTRAR EM CONTATO, está descrita uma sigla: “SAC”. Você sabe o que é isso? Faça uma pesquisa, pergunte para sua família e registre em seu caderno.

Para te ajudar a começar seu novo estilo de vida, de um consumidor responsável, assista ao vídeo “VASO AUTOIRRIGÁVEL ANTI DENGUE (ANTI-AEDES) COM GARRAFA PET – DIY”, do canal Alessa Mori, publicado no Youtube. Você aprenderá a fazer um vaso auto irrigável de garrafa Pet. 

Com isso, você pode fazer sua horta, ajudando nas finanças e na saúde da família. Caso deseje, pode ensinar seus amigos a fazerem a mesma coisa. Até a próxima.

________________________

Leitura complementar:

https://www.fortbrasil.com.br/sites/default/files/capaF3.pdf




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Educação Financeira e Empreendedorismo