You are currently viewing Arte e Educação Física – Ciranda

Arte e Educação Física – Ciranda

Olá!

Você já brincou de roda, ciranda ou cirandinha?

Vamos descobrir como essa brincadeira surgiu?

Ela tem origem portuguesa e seu nome vem da palavra zaranda, definida como instrumento de peneirar farinha.

As cirandas são muito conhecidas por crianças brasileiras, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Vamos conhecer ou relembrar algumas?

As músicas utilizadas nas cirandas são adaptadas de acordo com os costumes de cada região.

A melodia e as rimas as tornam fáceis de decorar.

Geralmente, para brincar é feita uma roda e as crianças ou adultos vão girando, cantando e fazendo gestos conforme a letra da música.


Atividade1

Clique na imagem abaixo e veja que são apresentadas 45 cantigas de roda diferentes. Escolha uma para você aprender ou relembrar os movimentos.


Atividade 2

Agora, vamos aprender um novo movimento de ciranda? Quem vai ensinar para você e sua família é o grupo Palavra Cantada.

Assista ao Vídeo Abaixo e brinque!

Clique Na Imagem Para Assistir
Componentes:Habilidades
Ed. FísicaObjetos de estudo: Brincadeiras e jogos da cultura popular,
presentes no contexto comunitário e regional: Conceito; História;
Valores ;Regras.
(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos,
brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes
características, principalmente as cooperativas, presentes no
contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças
individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
(GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos,
brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes
matrizes estéticas e culturais.
(GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos,
brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes
matrizes estéticas e culturais.
(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material
e imaterial, de culturas diversas, com foco no estado de Goiás,
incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e
repertório relativos as diferentes linguagens artísticas.
Arte/ TeatroObjeto de conhecimento/ conteúdo: Processos de Criação/ Jogos
tradicionais/populares, jogos dramáticos e jogos teatrais.
(GO-EF01AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção e a
capacidade de improvisação a partir de jogos teatrais, dramáticos,
tradicionais/populares.
(GO-EF02AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção, a
capacidade de improvisação e de interpretação a partir de jogos
teatrais, dramáticos, tradicionais/populares.
(GO-EF03AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção, a
imaginação, a capacidade de improvisação e de interpretação por
meio de jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares.
Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento – 3º ano- C

Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento – 3º ano- C


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.