You are currently viewing Cidadania e meio ambiente

Cidadania e meio ambiente

Você já ouviu falar sobre nomadismo e sedentarismo?  Assista ao vídeo abaixo para saber como os primeiros homens na humanidade pararam de se deslocar de um lugar para outro e passaram a viver em um único lugar. 

(Vídeo: Quem os povos nômades e sedentários eram? – Canal: Lousa Digital – Youtube)

Por onde passou, o ser humano modificou a paisagem para melhorar suas condições de vida. Assista ao vídeo para ver como a ação humana irregular promoveu impactos ambientais negativos no meio ambiente.

(Vídeo: Meio Ambiente – Canal: Luiz Renato – Youtube)

Você sabia que cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo na sociedade, relacionando o seu grau de intervenção no uso de seus espaços e em poder nele intervir e transformá-lo? Dessa forma, os seus hábitos e atitudes são importantes para a manutenção de um ambiente saudável e com uma boa qualidade de vida.

Sabendo disso, escreva em seu caderno uma carta aberta para a humanidade, falando sobre a necessidade de mudanças de atitudes para a preservação do meio ambiente e o que precisamos fazer para que isto aconteça.

Veja no link abaixo o que é uma carta aberta e como se escreve esse tipo de gênero textual.

https://slideplayer.com.br/slide/6029631/

Para saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm

(Texto: Carta Aberta – Site: Brasil Escola)

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm

(Texto: Impactos Ambientais – Site: Mundo e Educação) 

https://osmegasustentaveis.blogspot.com/2019/03/a-evolucao-do-ser-humano-e-suas-pegadas.html

(Cartoon: Evolução do ser humano e suas pegadas – Site: Os mega sustentáveis)




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Ética e Cidadania.

OBJETO DE CONHECIMENTO:História: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.Língua Portuguesa: Textualização, revisão e edição: Produção, revisão e edição de textos reivindicatórios ou propositivos e normativosHABILIDADES:(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tiposde sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.(EF69LP22-A) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou comunidade, justificando pontos de vista e reivindicações