You are currently viewing Cantigas de Roda

Cantigas de Roda

Olá! Você sabe o que são Cantigas de Roda? Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo da cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu mundo imaginário e geralmente com coreografias. Vamos aprender mais sobre Cantigas de Roda?

As Cantigas de Roda são brincadeiras comuns em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente, devido às tecnologias existentes, é geralmente usada como brincadeira de crianças de todas as idades em locais como escolas, creches, parques, etc.

Atividade 1

Acesse o link e cante a cantiga de roda “ A Canoa Virou”, do grupo musical Palavra Cantada. Convide alguém de sua família para cantar com você:

“A Canoa Virou” – Canal: Palavra Cantada Oficial – Link: https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo

Atividade 2

Vamos brincar de cantigas de roda? Convide seus familiares para brincar e ensinar algumas cantigas de roda da época deles de criança.

Quer um desafio? Grave uma cantiga de roda em áudio no WhatsApp e envie para um primo ou amigo e, depois, conte o que você fez.

Atividade 3

Vamos aprender uma nova cantiga de roda com a ajuda da sua família?

*Pesquise na internet uma cantiga que você ainda não conhece.
*Ouça várias vezes para aprender a letra, a melodia e quais são as coreografias.
*Cante de memória, gravando um áudio no WhatsApp.
*Ouça sua voz e preste atenção na pronúncia das palavras. *Se você avaliar que não pronunciou todas as palavras da forma correta, grave novamente!

ComponentesHabilidades 
Língua Portuguesa(EF12LP01-A) Ler textos conhecidos de memória, como cantigas regionais e nacionais, poemas, letras de músicas, por meio da leitura colaborativa, realizando ajuste do texto falado ao seu registro gráfico.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.