You are currently viewing Cada um tem o seu papel

Cada um tem o seu papel

Você sabe de onde vem o papel?

Assista o vídeo sobre a origem do papel e veja como é interessante:

Fonte: Youtube, “De onde vem o papel? do canal De onde vem?”

Viu como o papel surgiu e o longo caminho que ele percorreu até chegar aí no seu caderno? Por isso que a cada dia é muito importante reciclar o papel e todos os outros materiais possíveis. 

Você já ouviu falar de coleta seletiva? Não? Então veja esse vídeo “As cores das lixeiras da coleta seletiva para reciclagem na educação ambiental” do canal Ensinando meu filho em que podemos selecionar os tipos de lixos para serem reciclados:

Bem legal, não é mesmo? Agora, pegue seu caderno e faça o desenho dos cinco tipos de lixeira que você deve usar para fazer a coleta seletiva. Não se esqueça de pintar cada lixeira na cor correta e depois peça para um adulto te ajudar a escrever qual é para o papel, plástico, metal, vidro e orgânicos. 

Na sua casa, sua família realiza a separação dos materiais recicláveis não misturando com a comida? Que tal começar ajudá-la nessa separação? 

Se possível pegue algumas caixas de papelão e pinte cada uma da cor correspondente ao material  e comece a ajudar a reciclagem. Se não tiver caixas pode ser em sacolas plásticas e peça para um adulto escrever os nomes em cada uma. Assim você estará ajudando o meio ambiente não misturando os recicláveis no lixo comum. E se o caminhão da coleta seletiva passar na sua rua você pode entregar já tudo separado. 

Até a próxima!

Para saber mais:

Se quiser assistir um desenho sobre esse assunto recomendamos: “Um Plano para Salvar o Planeta (Especial de férias 2011) da Turma da Mônica” disponível no canal da Turma da Mônica no Youtube:

:

De Onde Vem o Vidro? #Episódio 19 do canal De onde vem?

De Onde Vem o Plástico? #Episódio 16 do canal De onde vem?

Resíduos sólidos” do canal Programa Água Brasil:

Lugar de Lixo Não é Na Rua” do canal ClipsDaTurma:

“E se a Água Acabasse?” do canal Thiago Moreira




Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A (1º Ano) – Experiências e Curiosidades 

OBJETO DE CONHECIMENTO: Propriedades de materiais: origem dos materiais e consumo consciente.HABILIDADES:
EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. Resíduos sólidos (lixo)