You are currently viewing Brincadeiras e jogos da cultura popular indígena

Brincadeiras e jogos da cultura popular indígena

Hoje, vamos conhecer brincadeiras e jogos. O vídeo a seguir é uma reportagem sobre uma exposição de um museu itinerante que passou pela cidade de Fortaleza. Vamos assistir e conhecer mais?

Exposição de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo – Repórter Brasil, Canal: tvbrasil

O que você achou desse passeio  pela “Exposição de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo”? Conhecia algumas das brincadeiras e os jogos retratados na reportagem? Já visitou um museu? 

Escreva, em seu caderno, algumas delas e demonstre o seu jeito de brincar.

As etnias indígenas também brincam e muito! Para eles, o ato de brincar é passado por gerações e exige todo um preparo: eles se pintam, enfeitam seus corpos e constroem seus próprios brinquedos. A cultura indígena é riquíssima! Eles acreditam que os ensinamentos e as tradições mantidas pelos anciãos são fundamentais para as expressões corporais. Você irá se surpreender! Veja o vídeo abaixo:

Território do Brincar | Série MiniDocs – Corrida de Tora – Aldeia Nasêpotiti,

https://www.youtube.com/watchv=AEL5xmJ4Zm4&list=PL1IlaKMcWzeyDaghg7MnFhC-iiiq0kKxd

Extras Waapa – Brincadeiras, Canal: Território do Brincar

Percebeu que todos da aldeia participam da brincadeira? Viu como é diferente esse jeito de brincar? Se você pensar bem, o que uma criança ou um adulto considera diversão ou brincadeira vai depender muito de seu meio, da sua família, do seu país e da sua comunidade, ou seja, tudo que o cerca.

E para você, o que é diversão? Peça ajuda para pesquisar ou conversar com quem estiver com você!

Vamos conhecer mais elementos da cultura indígena, a partir da exposição guiada no Museu Tainacan. Observe as indumentárias, os adereços, os brinquedos e muito mais.

http://museudoindio.tainacan.org

Dialogue com pessoas mais velhas, de preferência adultos. Pode ser pessoalmente com aqueles de sua casa, por mensagem ou ligação e pergunte o que é diversão para eles, atualmente

  • Depois, o que era diversão na infância? 
  • Quais eram os brinquedos e brincadeiras preferidos deles na infância e como foram passadas para eles essas brincadeiras?
  • Se eles tiverem como registrar por foto ou vídeo (atual ou da época), facilitará sua compreensão.

———————————————–

Saiba mais sobre brincadeiras indígenas: 

Brincadeira das crianças guarani –  Indígena Digital Canal: Iela UFSC. Link:  https://www.youtube.com/watch?v=9IUXC4753aE  

Veja como foram os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – Canal: Secretaria Especial do Esporte
https://www.youtube.com/watch?v=nI5GqAPdz8U

Território do Brincar | Série de MiniDocs | Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento

ComponenteHabilidades 
Ed. Física(GO- EF06EF25): Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.
(GO-EF07EF28): Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos jogos populares.