You are currently viewing Bandeirolas desenhadas

Bandeirolas desenhadas

Anarriê! Já percebeu como nosso povo gosta de quadrilha? Vamos assistir ao vídeo e conhecer a história dessa dança! Chame sua família para assistirem juntos! É um desenho animado.

E aí, o que você acha sobre as festas e as danças tradicionais, elas são importantes? Por quê? Converse com sua família sobre isso.

Você já dançou quadrilha ou participou de festas juninas? Sim? Não? Em sua casa, alguém de sua família já participou? 

E vocês conseguem trazer à memória as lembranças desses momentos festivos? Hum, você e sua família não têm interesse por essa tradição! Não tem problemas, cada um com suas crenças e tradições, não é mesmo!?!

Agora, vamos fazer uma arte?

Então, prepare o material: tesoura, lápis e papéis. 

Recorte vários pequenos pedaços de papel no formato de bandeirolas e desenhe símbolos/imagens que representam a quadrilha e a festa junina. 

Se você não gosta de quadrilhas e/ou nunca participou, assim como sua família, não se preocupe. Volte ao vídeo e busque inspiração para fazer seu desenho e cortes, depois pode colorir a vontade. Pronto, atividade realizada com sucesso!!! Parabéns. Não se esqueça, organize seu material didático e não deixe nada espalhado pela casa!

Se você dançou quadrilha ou alguém de sua família, busque na memória as imagens que vocês gostem para inspirar seu desenho e cortes, depois pode colorir a vontade. Agora, organize as bandeirolas em um varal ou qualquer outro lugar que preferir e chame os “cumpadi” e “cumadi” da sua casa para lembrar como se dança uma quadrilha. Brinquem juntos, será bem divertido!!

———————–

CURIOSIDADE:

Sabia que a mais tradicional festa junina de Goiás chama-se “O Arraiá do Cerrado”? 

O Arraiá do Cerrado é um evento muito importante para a cultura goiana, pois resgata tradições dos festejos juninos reunindo os principais grupos de quadrilhas do Estado: os grupos Arriba Saia, Flor do Cerrado, Arraiá da Capitá, Thradição, Raízes de Goiás, Arrasta Pé, Mandacaru, Paixão Goiana, Capim Canela, Grupo Viva, Tradição e Ritmo, Aconchego, e Filhos do Sertão.

———————–

Quer saber mais?? 

Facebook: Arraiá do Cerrado

https://www.facebook.com/Arrai%C3%A1-do-Cerrado-200204036769101/

Vídeo: Roda Africana – DVD As Melhores Brincadeiras da Palavra Cantada – Palavra Cantada

Vídeo: EMCANTAR – A Roda – Escutatória

Vídeo: Samba Lelê – Barbatuques | Tum Pá

Vídeo: Escravos de Jó – Barbatuques | Tum Pá OK




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento

HABILIDADES:

Arte/Artes Visuais
(GO-EF06AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções, assim como histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, fazendo relação com as experiências em artes visuais e as demais linguagens artísticas.