You are currently viewing Atividades cotidianas de falantes da língua inglesa

Atividades cotidianas de falantes da língua inglesa

Olá, tudo bem? Você sabia que há diversos países que têm a língua inglesa como língua oficial? E mais um monte de outros países que têm o inglês como segunda língua? Mas o que significa isso, afinal? Vamos conferir isso e mais algumas curiosidades sobre os costumes de alguns falantes dessa língua.

Há, atualmente, 19 países no mundo que tem o inglês como língua oficial, ou seja, a língua inglesa nesses países é tida como língua materna e é determinada por lei como a língua oficial, assim como a língua portuguesa no Brasil. Já em vários outros países, a língua inglesa é considerada como uma segunda opção, isto é, como uma segunda língua. Há uma língua oficial nesses países que não é o inglês, porém, quase todas as pessoas são capazes de se comunicarem usando o idioma inglês. Vamos ficar por dentro desse assunto?

http://benditoingles.com.br/paises-que-falam-ingles

Bem interessante, não é mesmo? Aposto que você não sabia que o inglês é falado em tantos países, certo? 

Agora, no seu caderno, responda às seguintes questões:

  1. No texto, você viu que o inglês é o terceiro idioma mais falado no mundo. Pesquise quais outras línguas ocupam o primeiro e o segundo lugar nessa colocação.
  2. De acordo com o texto disponível no link, qual a importância de se falar a língua inglesa nos dias de hoje, além do desenvolvimento cognitivo?
  3. Olhe a tabela abaixo e separe os países que têm o inglês como língua oficial entre esses quatro continentes (América, África, Europa e Oceania) :
AustráliaEstados UnidosNova Zelândia
BahamasReino UnidoSão Vicente e Granadinas
BarbadosGranadaTrinidad e Tobago
BelizeGuianaSão Cristóvão e Nevis
CanadáIlhas CookMaurícia
DominicaIrlandaAntígua e Barbuda
Jamaica

4. Segundo o texto que você leu, o fato da língua inglesa ser falada em diversos países traz como consequência as variações de pronúncia e até de vocabulário. Quais são os dois sons que mais sofrem variações de um país para outro?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes países que fala a língua inglesa, seja ela oficial ou como segunda língua, você já pode imaginar que há vários costumes nesses países que também se diferem dos nossos. 

Assista ao vídeo que fala um pouco sobre alguns costumes dos Estados Unidos, que são bem diferentes do nosso.

(YouTube, Canal Letícia Zalewski)

Viu só como nossos costumes são diferentes? É por isso que muitas pessoas quando viajam para fora do seu país sofrem o chamado ‘choque cultural’ que é justamente esse estranhamento de costumes entre duas culturas.


Caso queira saber mais sobre esse assunto, visite os links indicados abaixo.

SAIBA MAIS:

(YouTube, canal FURBTV)

(YouTube, canal Simão Simões – Viagens e Linguagens)



Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Experiências e Curiosidades.

OBJETO DE CONHECIMENTO – Língua Inglesa: 
Países que têm a língua inglesa como língua materna e/ou oficial: atividades cotidianas de falantes da língua inglesa, nativos ou não. 
HABILIDADES:
(EF06LI24-A) Pesquisar e relatar a existência de países que têm a língua inglesa como língua materna e/ou oficial para constatar a presença desse idioma como língua franca, observando as atividades cotidianas de falantes de língua inglesa nativos ou não.
(GO-EF06LI31) Distinguir as variações da língua inglesa em situações cotidianas por falantes que utilizam esse idioma como língua franca para respeitar as diferenças culturais e sociais.