You are currently viewing Analisando um produto, o leite

Analisando um produto, o leite

Oi, tudo bem? Na atividade anterior analisamos o caminho que o leite percorre até chegar a nossa
casa. Agora vamos analisar o leite que foi comprado no supermercado pela sua família e ver o que
descobrimos…
Será que todo leite de caixinha tem o mesmo valor? Por que há diferença de preços?

Sabemos que é importante pesquisar os valores encontrados ao comprar qualquer produto, as
quantidades e comparar preços para perceber onde podemos economizar, principalmente
nesse momento da Pandemia. Vamos iniciar nossa atividade explorando os valores
encontrados na caixinha ou no saquinho de leite que você tem em casa.


Atividade 1
Pegue a caixinha ou saquinho de leite comprada no supermercado e pergunte a seus familiares:
 Qual o valor pago pelo leite?
 Havia outros valores desse mesmo produto, no supermercado?
 Por que os preços, de um mesmo produto, variam tanto?
 Que critérios sua família usa para escolher qual comprar?
 É possível fazer economia nessa escolha?


Atividade 2
Vamos lá, anote em seu caderno, com ajuda de alguém da sua família, quais os valores encontrados. Agora, circule, entre os valores encontrados do leite, aquele que está mais mais barato. Qual o valor?

Atividade 3
Junto com sua família, reflita e pesquise na internet ou em folhetos de supermercado, sobre o
preço do leite
 A quantidade de leite em cada embalagem era a mesma? (Eram embalagens de 1 litro?)
 O produto era o mesmo? Por que havia preços diferentes?
 Será que o local que foi produzido o leite, influencia no preço do transporte e no preço de venda?
 No supermercado há marcas que são mais caras e outras mais baratas? Você sabe por que?

Atividade 4
Como você acabou de ver, existem preços diferentes para o mesmo produto. Vamos fazer uma conta?
Qual a diferença de preço entre o leite mais caro e o mais barato que você encontrou na sua pesquisa? Faça no seu caderno essa conta e descubra como podemos economizar quando fazemos a pesquisa de preço antes de comprar um produto.

Componentes: Habilidades
Matemática (EF02MA20-A) Comparar preços de produtos identificando o mais caro e o mais

barato em situações do cotidiano.
(EF02MA20-B) Verificar se é possível comprar ou não com determinados valores, priorizando compras necessárias, enfatizando o consumo consciente e a economia.
(EF02MA20-C) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações no contexto da educação financeira.

Créditos: Regime de Colaboração Undime e Consed.