You are currently viewing A importância da alimentação saudável

A importância da alimentação saudável

O alimento fornece ao corpo a energia para funcionar. Você sabe como deve ser a alimentação para melhorar o funcionamento do corpo? Nessa atividade, você vai descobrir. Vamos lá?

Assista ao vídeo e inicie sua jornada rumo ao conhecimento!!

(Amanda no país das vitaminas, do autor Leonardo Mendes Cardoso, disponível no Youtube)

Amanda contou uma história, demonstrando como uma alimentação  saudável e rica em vitaminas é importante para a nossa saúde. 

Agora, conheça mais sobre alimentação saudável, acessando o site abaixo:

(“Guia traz dez novas regras para uma alimentação saudável,” Senado Federal, Youtube)

Você já se perguntou de onde vêm as verduras e frutas que comemos? Essas frutas e verduras podem vir da agricultura familiar. Assista ao vídeo e saiba mais sobre a agricultura familiar:

(“Comida que alimenta”, canal Sabiácentro, disponível no Youtube)

E na sua escola, você sabe se são utilizados alimentos orgânicos para fazer a merenda escolar? Se você não sabe, quando as aulas retornarem, pergunte para as merendeiras.

Hora de organizar as ideias! Faça em seu caderno o que se pede abaixo.

  1. Encontre, nos conhecimentos presentes nos vídeos, as principais informações sobre alimentação e saúde;
  2. Escreva um texto organizando essas ideias;
  3. Termine o texto, apresentando  a sua opinião sobre alimentação e saúde e coloque seus argumentos para defender suas ideias.

Por fim, utilize o seu texto para produzir um vídeo, explicando as opções de alimentos que existem e as consequências para a saúde e para o meio ambiente em cada uma das opções.

Bons estudos e até a próxima!!


Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – C (3º Ano) – Educação e Saúde Ambiental

Habilidades:(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
(EF35LP06-B) Utilizar os conhecimentos gramaticais e textuais já internalizados para, em situações epilinguísticas (de uso), constituir os sentidos do texto escrito e/ou resolver problemas de compreensão.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. 
(GO-EF01CI08) compreender a importância da alimentação saudável no cotidiano, a partir da análise dos lanches servidos na instituição escolar.