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A história do dinheiro

É legal saber a origem das coisas e entender como foram criadas. No vídeo “A História do Dinheiro”, do canal Mundo do Sítio, publicado no Youtube, vamos conhecer de onde veio essa ideia de fazer moedas e cédulas.

Clique no link abaixo para assistir ao vídeo:

Clique Na Imagem Para Assistir Ao Vídeo

Muito interessante, não é?

Houve um tempo em que as pessoas trocavam coisas e objetos para conseguir aquilo que queriam. Com o tempo perceberam que precisavam criar uma forma mais simples, onde não fosse necessário carregar tantos objetos, então criaram as moedas.

Logo em seguida, o dinheiro de papel (cédulas) passou a ser utilizado para que não carregassem tantas moedas.

O que achou da criação de moedas e notas de dinheiro? Você lembra qual o material que utilizaram para fazer moedas? Pergunte para seus familiares e tire suas dúvidas.

Em todo país há uma forma de nomear, valorar e produzir o dinheiro. Essa forma é chamada de sistema monetário. No Brasil o dinheiro é chamado de Real, representado de duas formas em cédulas (dinheiro de papel) e moedas.

Agora, vamos conhecer a história em quadrinhos do Programa de Educação Financeira do Banco Central.

CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO vá até a página 12 e leia, com a ajuda de seus familiares, “Dinheiro custa Dinheiro”.

https://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf

Histórias em quadrinhos são muito legais!

Elas são gêneros textuais formados por meio de imagens sequenciadas e textos dentro de balõezinhos e recordatório. Esses balões ficam acima dos personagens e trazem os pensamentos e as falas, expressando suas emoções e ideias. Já os recordatórios são painéis utilizados pelo narrador para tratar de algo não visível. 

Você gostou da leitura?

O dinheiro serve para pagar contas e comprar o que é necessário para sobrevivência.

Uma das maneiras de conseguir dinheiro é por meio do salário pago pelo trabalho.

O salário, nos dias de hoje, representa a quantidade de dinheiro que alguém recebe pelo trabalho executado.

Você já ouviu falar nessa palavra? Sabe seu significado?

Na página 15 da história em quadrinhos, os personagens contam que a palavra salário surgiu do pagamento que era feito aos trabalhadores na antiguidade,

O pagamento dado a pessoas que trabalhavam era feito com o sal.

Você sabe por que isso acontecia?

Naquela época não existia geladeira e o sal era utilizado para conservar os alimentos, evitando que eles apodrecessem.

Você percebeu o valor do sal antigamente?

O órgão do Governo Federal responsável por determinar quando e quanto dinheiro deve ser fabricado e distribuído para a população é o Banco Central.  

O lugar onde o dinheiro é fabricado é a Casa da Moeda do Brasil.

Veja na página 16 da história em quadrinho como são feitas as moedas e cédulas e quais os materiais são utilizados na fabricação.

CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO e veja os modelos de cédulas e moedas que já foram criadas no Brasil.

https://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/museudocs/pub/Cartilha_Dinheiro_no_Brasil.pdf

Deve-se ter alguns cuidados com o dinheiro:

Não pode riscar, rasgar e nem amassar. Caso encontre uma nota ou moeda estragada, onde você pode trocar por uma nova? 

Quantas e quais são as moedas e as cédulas do Sistema Monetário Brasileiro? 

Volte na página 16, e tire suas dúvidas. Você notou que tem uma cédula que não usamos mais? Qual cédula foi criada para substituí-la?

Você sabia que cem centavos equivalem a um real? 

Sendo assim, com a ajuda da sua família, responda as questões abaixo, você pode também fazer desenhos para representar seus cálculos.

  1. Quantas moedas de 50 centavos podemos trocar por uma nota de 2 reais?
  2. Quantas moedas de 25 centavos podemos trocar por uma moeda de 50 centavos?
  3. Quantas moedas de 1 real podemos trocar por uma nota de 5 reais?
  4. Quantas notas de 5 reais podemos trocar por uma nota de 10?

Fique atento para não ser enganado na hora das compras.

No quadrinho acima, por exemplo, os balõezinhos são iguais? Se não, qual a diferença entre eles? E o recordatório em formato de retângulo na parte de baixo, indica a fala de quem?

Você é uma criança muito observadora! Parabéns!

Para saber mais:

Vídeo: (Você Sabia – História do Dinheiro)




Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A, B e C – Educação Financeira e Empreendedorismo

Habilidades:

Matemática
(EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras.
(EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior.
(EF01MA19-C) Relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Português
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero.