You are currently viewing O que é isso na parede?  Brincando com luzes e sombras!

O que é isso na parede? Brincando com luzes e sombras!

Fonte: YouTube. O que é isso na parede? Brincando com luzes e sombras! | EI | Crianças bem Pequenas. Canal: GEREIN SME

Já perceberam como as crianças olham atentas para a luz, para as sombras e seus movimentos? Que a simples brincadeira de “acender e apagar” a luz gera curiosidade e alegria? Então, que tal brincar com luzes e sombras? 

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir conhecimentos sobre esses elementos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação.

Nessa brincadeira, vocês, adultos e crianças, podem utilizar diferentes fontes de luz, sejam elas artificiais, como a lanterna, o abajur e o pisca-pisca, ou uma fonte natural, como o Sol.

Nas brincadeiras que têm como fonte de luz o Sol, podem ser criadas diferentes imagens usando o corpo todo, feitas juntos ou individualmente, explorando diferentes possibilidades de gestos e movimentos do corpo.

Nas brincadeiras com fontes artificiais de luz, ela pode ser projetada em uma parede ou em um lençol. Vocês podem brincar com as mãos ou o corpo todo, por exemplo, de adivinhar qual animal está sendo representado na sombra ou usar brinquedos e outros objetos criando movimentos, vozes e histórias, conforme ilustrações abaixo.

Então, vamos brincar com luz e sombra?


Créditos



https://www.youtube.com/watch?v=cwlHCrnDDMI

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=tH35WV95E3g&feature=emb_logo

http://massacuca.com/wp-content/uploads/2016/12/sombras1.jpg


Educação Infantil – Crianças bem pequenas